Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Cuscarias - um projeto académico apresentado no ‘Portugal Smart Cities Summit’

16/04/2018 às 00:00
Alunos usam as Tecnologias para promover a Cultura

Chama-se “Cuscarias” e é um Sistema de Informação Social para a Cultura. Foi desenvolvido por Nelson Amaral, Nuno Cardoso e Tiago Santana, no âmbito da Licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia da ESTA.

Entre 11 e 13 de abril os três estudantes participaram no ‘Portugal Smart Cities Summit’ para apresentar esta ideia que já é uma oportunidade de negócio. Com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, o projeto está agora a dar origem a uma spin off do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), nas instalações do Parque Tecnológico do Vale do Tejo.

Segundo um comunicado da ESTA, “o Cuscarias” apresenta-se numa plataforma digital, acessível por meio de um dispositivo móvel, a partir do qual podem ser obtidas informações sobre locais, monumentos, eventos, entre outros, além permitir a partilha de informações, experiências e emoções adicionais.

Na sexta-feira, o projeto foi apresentado à Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, na presença da presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, do vice-presidente da Nersant, Domingos Silva Chambel, e do vice-presidente do IPT, João Coroado.

O mesmo comunicado avança que “este Sistema de Informação visa promover a educação patrimonial como um mecanismo fundamental para sanar ou minimizar a falta de consciência das comunidades sobre a importância de preservarem os seus bens culturais”.

“Ao contrário da distância física que as tecnologias vêm aumentando, este sistema leva cada indivíduo a um lugar onde se combina a tecnologia com a interação social física com outros indivíduos movidos pelos mesmos interesses”, pode ler-se.

A apresentação do projeto está na página do facebook da Licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia:
https://www.facebook.com/licenciatura.informatica.e.tecnologias.multimedia/videos/1659048317514872/?t=3

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB