Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Dispositivo de Combate a Incêndios para a Fase Charlie está operacionalizado

6/07/2016 às 00:00
Bombeiros

António Manuel, Comandante dos Bombeiros e Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes

O primeiro briefing do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) no concelho de Abrantes relativo à fase “Charlie”, ou seja, aquela que é considerada a mais critica, aconteceu na segunda-feira, dia 4 de julho.

Na reunião realizada no quartel dos Bombeiros de Abrantes, estiveram presente as diversas entidades diretamente envolvidas  no sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Segundo a informação do Município de Abrantes, durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que decorre de 01 de julho a 30 de setembro, os bombeiros voluntários de Abrantes têm disponíveis 24h/dia 3 equipas de combate a incêndios, cada uma com 5 elementos, tendo ainda reforçado o número de viaturas, nomeadamente através da adaptação de 2  para o efeito de combate e na aquisição de mais um veículo-tanque. No total, estão disponíveis 5 veículos de combate a incêndios, 4 veículos tanque e 3 veículos de comando/apoio. Estas equipas atuam por determinação do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Para o ataque inicial estão disponíveis meios aéreos, sendo os mais próximos os que estão estacionados em Ferreira do Zêzere (2), Sardoal (1) e Caniceira (1).

O Município tem disponível uma máquina de rasto, a nível distrital existem 4 que poderão ser deslocalizadas se necessário.

O plano de Combate a Incêndios Florestais define como prioridade o ataque rápido a incêndios nascentes e a distribuição de meios por todo o concelho com o respetivo pré-posicionamento de viaturas nos locais considerados de maior risco.

O território concelhio está organizado em 3 zonas de pré-posicionamento para facilitar a distribuição dos meios disponíveis, quer do serviço municipal de proteção civil, quer externos. Nas 13 freguesias estão identificadas estruturas de apoio logístico.

No norte do concelho, estará disponível um dispositivo de primeira intervenção (viatura) com a colaboração da equipa técnica da ZIF de Aldeia do Mato, o que acontece pela primeira vez.

No sul do concelho mantém-se o estacionamento de veículos dos bombeiros na base dos Sapadores Florestais, em Rossio ao Sul do Tejo.

Como em anos anteriores, há um conjunto de entidades que estão organizadas para efetuar a vigilância e, em caso de incêndio, procederem a uma primeira intervenção, nomeadamente as equipas de sapadores (3), as 4 equipas da AFOCELCA, associações de caçadores (6); kits das juntas de freguesia (9) e 14 privados. As forças de segurança colaboram no patrulhamento e nas ações informativas.

Apesar das campanhas de sensibilização, o comandante António Jesus reforçou a importância da limpeza dos terrenos em volta das construções, num ano particularmente difícil por ter chovido para além da época normal provocando o aumento da matéria seca, e chamou a atenção para as situações que devem ser evitadas para não causar dilemas aos bombeiros quando estão no terreno.

A Presidente da Câmara Municipal de Abrantes sublinhou a importância do envolvimento de todas as instituições e particulares e agradeceu o empenho de todos bem como a disponibilidade de meios colocados ao serviço da comunidade abrantina, para proteção dos cidadãos e dos seus bens. Maria do Céu Albuquerque lamentou o atraso registado nas candidaturas de projetos ao PDR – Programa de Desenvolvimento Rural, colocando em causa projetos já apresentados para a realização de ações de defesa da floresta e criação de faixas de proteção contra incêndios.

Na reunião, presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, enquanto autoridade municipal Proteção Civil, marcaram presença: 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários; Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes; Serviço Municipal de Proteção Civil; Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação; Sapadores Florestais; AFOCELCA, Portucel; Aquartelamento de Apoio Militar de Emergência (RAME); GNR, destacamento de Abrantes; Gestiverde, entidade gestora da ZIF de Aldeia do Mato e os presidentes da Juntas de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, São Facundo e Vale das Mós e Bemposta.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB