Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: ESTA aposta em áreas inovadoras, como E-Sports e Jogos Digitais

7/09/2018 às 00:00

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) continua a apostar na inovação nas suas diferentes formações. Exemplo disso é a Pós-Graduação em E-Sports, em parceria com a empresa tecnológica Compta. O que se pretende com este curso, que tem a duração de um ano, é "lançar as bases para uma compreensão mais alargada do fenómeno, encontrando suportes curriculares que elevem esta atividade, potenciando competências para a sua prática e para a obtenção de melhores resultados".

Por outro lado, também os cursos técnicos superiores especializados (CtESP) da ESTA continuam a proporcionar aos jovens da região uma formação com uma componente prática muito elevada em áreas tecnológicas inovadoras e com clara procura por parte do mercado de trabalho. São exemplo disso os CtESP em Animação e Modelação 3D, Desenvolvimento de Jogos Digitais e Arte para Jogos Digitais, estes dois últimos em parceria com a empresa TechFrame.

Estes cursos, com a duração de dois anos, têm um estágio integrado de seis meses e permitem o ingresso numa das licenciaturas da ESTA uma vez que é dada a equivalência de Unidades Curriculares (disciplinas). A este nível, a oferta da ESTA estende-se aos CtESP em Informática, Web e Dispositivos Móveis, Manutenção de Sistemas Mecatrónicos, Realização e Produção Televisiva e, ainda, Som e Imagem. A segunda fase das candidaturas aos CtESP decorre até 14 de setembro.

Para além das duas licenciaturas que se têm vindo a consolidar ao longo de quase 20 anos de existência da ESTA - a Comunicação Social e a Engenharia Mecânica - as outras duas formações deste nível foram recentemente reformuladas, passando a ter um plano curricular mais atualizado e uma prática letiva mais adequada às necessidades do mercado profissional: Tecnologias da Informação e da Comunicação deu lugar à licenciatura em Informática e Tecnologias Multimédia e Vídeo e Cinema Documental deu origem à licenciatura em Cinema Documental.

Com um quadro docente estabilizado, que se divide entre os professores de carreira e os docentes colaboradores que são profissionais reconhecidos nas suas áreas, a ESTA proporciona um Mestrado Engenharia Mecânica - Projeto e Produção Mecânica e está a preparar outros na suas principais áreas de formação.

Para além da aposta em E-Sports, a ESTA tem na sua oferta formativa Pós-Graduações em várias outras áreas: Proteção Civil: Gestão da Comunicação do Risco nas Emergências e nas Crises; Marketing Territorial; Jornalismo de Proximidade; Realização e Produção em Documentário; Novas Tecnologias da Comunicação; Produção Industrial. As candidaturas à segunda fase para as Pós-Graduações e para o Mestrado decorrem até 28 de setembro.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB