Faleceu esta madrugada Rui Picado, aos 65 anos de idade, maestro desde 1981 do Orfeão de Abrantes.
Segundo fonte próxima do maestro, “desde o falecimento da sua esposa em dezembro passado, que o seu estado psicológico e físico veio a agravar-se”.
Segundo a página do Orfeão de Abrantes, Rui Martins Picado nasceu em Portalegre a 18 de fevereiro de 1951 e desde muito jovem demonstrou grande interesse pela música, procurando por iniciativa própria obter conhecimentos musicais através de manuais próprios.
Durante a sua infância e adolescência, em Portalegre, fez parte dos pequenos cantores de Portalegre e estudou piano com professores particulares.
Frequentou até ao 5ºano o Canto e a Educação Musical. Já mais tarde, em 1975, frequentou vários cursos de Direção Coral promovidos pelo Ministério da Cultura, em Torres Novas, com o Coral Phydellius, ministrados pelo Maestro José Robert, e que decorreram anualmente de 1979 a 1989.
Em 1985, frequentou simultaneamente estágios de Direção e Regência Coral com o Maestro Erwin Liszt em Strasbourg, ao mesmo tempo que estudou técnica vocal aplicada aos Coros Amadores, com Gilles Schneider também de Strasbourg.
Em 1986/1987 frequentou novos estágios de Direcção e Regência Coral, tendo estudado com os Maestros Pepe Prazt, de Barcelona e Erwin Liszt.
Em 1990, fez um novo estágio de Direcção e Regência Coral tendo estudado novamente com Erwin Liszt e Pepe Pratz, e ainda técnica vocal com Gilles Schneider.
Em Paris, em 1992, frequentou um Estágio/Atelier para Diretores Artísticos de Coros Amadores Europeus, sob a Regência do Maestro Bruno Leleu.
Assumiu em 1981 o cargo de Diretor Artístico do Coro Misto do Orfeão de Abrantes e desde 1996 o Coral Polifónico de Ponte de Sor.
Crédito: Carmi.pt