Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Já se iniciaram os trabalhos nas Jornadas Sociais

22/05/2018 às 00:00

Já se iniciaram as Jornadas Sociais de Abrantes que estão a decorrer no Edifício Pirâmide durante esta terça-feira e amanhã, dia 23 de maio.

Na sessão de abertura, Isabel Cartaxo, Chefe da Divisão do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Abrantes, referiu que, este ano, as Jornadas Sociais têm como mote “A importância do trabalho em rede” e explicou que o objetivo é “sensibilizar e consciencializar os vários atores sociais para a importância que o trabalho em parceria tem para o desenvolvimento social e sustentável do nosso concelho”.

“Partilhemos as nossas experiências, questionemo-nos, ousemos”, afirmou Isabel Cartaxo que terminou citando Grace Hopper e a “frase mais perigosa na nossa linguagem: Sempre fizemos assim!”

“Não nos tornemos nesta monotonia de que sempre fizemos assim e ousemos a partir das experiências que temos e que os outros nos trazem”, concluiu.

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes falou depois para dar início às Jornadas Sociais e começou por dar as boas-vindas aos participantes e que, durante os dois dias do evento, possam “refletir e partilhar aquilo que são boas práticas locais e nacionais para podermos criar a expetativa de desenvolver mais e melhores respostas para fazer face a velhos e a novos problemas sociais que decorrem da evolução da nossa sociedade, do caminhar no tempo”.

Maria do Céu Albuquerque deixou o desafio “de que possamos não só refletir sobre aquilo que estamos a fazer e dizer o que está bem feito (…) mas também que sejamos capazes de reconhecer com humildade aquilo que não estamos a fazer bem e onde temos que melhorar, olhar para as boas práticas daqueles que vêm de fora e que nos vão ajudar a fazer esta reflexão”.

Com o Banco do Tempo a comemorar 15 anos, o edifício Pirâmide está a acolher uma exposição comemorativa da data e que irá ser itinerante. “Um projeto nacional em que a agência de Abrantes foi pioneira”.

Maria do Céu Albuquerque lembrou que “Abrantes não foi só pioneira naquilo que é a resposta do Banco do Tempo. Banco esse que queremos revitalizar porque entendemos que o modelo hoje já não é o adequado àquilo que era há 15 anos atrás, (…) mas também, na mesma altura, iniciámos a nossa Rede Social que hoje tem a continuidade na Câmara e é uma referência local, regional mas também nacional pois frequentemente somos chamados a falar sobre o nosso trabalho em rede e sobre os projetos que desenvolvemos com todos os atores do nosso território”.

Organizadas pela Câmara Municipal, as Jornadas destinam-se aos parceiros da Rede Social de Abrantes e do Médio Tejo, Profissionais e Técnicos/as das diferentes áreas com intervenção social, Representantes das organizações Sociais e População em geral.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB