Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Lar onde ocorreu incêndio não está licenciado, revela Segurança Social

27/01/2020 às 00:00
DR: AL e JA

O lar de idosos em Rossio ao Sul do Tejo, em Abrantes (Santarém), onde hoje ocorreu um incêndio, não está licenciado, estando o Instituto da Segurança Social a avaliar as condições de funcionamento para “o apuramento de responsabilidades”.

Em resposta à agência Lusa, a Segurança Social afirma que no equipamento, que desenvolvia a resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, estavam 19 utentes, tendo três deles sido “encaminhados para vagas em equipamentos sociais com acordo de cooperação, nove foram acolhidas pelas respetivas famílias e sete encontram-se hospitalizados”.

Segundo a diretora do serviço de urgência do Hospital de Abrantes, unidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), dos sete idosos hospitalizados, seis são considerados graves, tendo três deles sido transferidos para os hospitais de São Francisco Xavier e de São José, em Lisboa, e São João, no Porto, sendo estas as “situações que inspiram mais cuidados".

"Dos sete feridos que deram entrada no hospital de Abrantes, seis são considerados graves, sendo três deles por queimaduras e outros três por inalação de monóxido de carbono”, afirmou.

Uma idosa, com 79 anos, "apresenta um quadro clínico muito grave com 65% a 70% do corpo com queimaduras de 2.º e 3.º grau", tendo sido transportada de helicóptero para a unidade de queimados do hospital de São José, em Lisboa, disse Ana Rita Cardoso.

Outros dois idosos, com 78 e 82 anos, foram também transferidos para as unidades hospitalares de São Francisco Xavier e São João, um de helicóptero e o outro de ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), com "queimaduras nas vias áreas".

Os restantes quatro idosos, todos com idades entre os 75 e os 89 anos, "estão estabilizados e em observação e vigilância" no serviço de urgência da unidade hospitalar de Abrantes, acrescentou.

O Instituto da Segurança Social adiantou que as equipas técnicas do Centro Distrital de Santarém deslocaram-se de imediato ao local “para desencadear os mecanismos necessários para o encaminhamento dos idosos para respostas sociais alternativas condignas”.

Segurança Social "já encaminhou" idosos afetados por fogo em lar de Abrantes - autarquia

Os idosos afetados pelo incêndio que deflagrou hoje num lar em Rossio ao Sul do Tejo, Abrantes, e que não ficaram feridos, já foram encaminhados pela Segurança Social para outros locais, disse à Lusa fonte da autarquia.

Em declarações à Lusa, a vereadora da Câmara Municipal de Abrantes responsável pelo pelouro da Ação Social, Celeste Simão, adiantou que a Segurança Social já fez “os devidos encaminhamentos das pessoas”.

“Foi já tudo encaminhado neste momento”, referiu a vereadora, assinalando que essa é uma competência da Segurança Social.

Responsáveis da Câmara Municipal, disse, estiveram no local “desde a primeira hora junto das pessoas a tentar apoiar naquilo que fosse necessário”, mas, “a partir do momento em que a Segurança Social entra, a competência é deles”.

Questionada se o lar estava a funcionar de forma legal, Celeste Simão remeteu a resposta para uma nota da Segurança Social que será enviada à comunicação social.

“Isso não é uma competência da Câmara, é uma competência da Segurança Social, portanto não quero adiantar nada sobre esse assunto”, salientou.

Recorde-se que o alerta para o incêndio, de causas ainda em investigação, foi dado às 10:27.

Na ocasião, o edifício de piso térreo albergava 18 idosos e três funcionários.

Nas operações de socorro estiveram 33 operacionais e 13 viaturas dos bombeiros, uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV) de Torres Novas, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Abrantes, um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e autoridades policiais.

O incêndio foi combatido pelos bombeiros de Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Constância, Entroncamento e Sardoal.

LUSA

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB