O Município de Mação associa-se ao Instituto de Cinema e Audiovisual na realização da iniciativa “Cinema Português em Movimento”, que entre 4 e 7 de agosto levará às praias fluviais do concelho sessões de cinema ao ar livre.
A 4 de agosto, quinta-feira, a vila de Mação exibe “O Cônsul de Bordéus”, no dia 5, sexta-feira, é a vez da Praia Fluvial de Cardigos receber o filme “Capitão Falcão”. No sábado, 6 de agosto, a Praia Fluvial de Carvoeiro exibe “O Pátio das Cantigas” e o último dia da iniciativa, a ter lugar na Praia Fluvial de Ortiga, a 7 de agosto, dá destaque ao filme “Os Gatos não Têm Vertigens”. As exibições têm início às 21 horas e a entrada é gratuita.
O projeto “Cinema Português em Movimento”, que este ano completa a 4.ª edição, assenta na exibição de cinema ao ar livre nas aldeias e vilas do país e tem o intuito de aproximar o cinema português dos municípios portugueses que não possuem oferta cinematográfica regular.
No Sardoal, o jardim do Centro Cultural Gil Vicente volta a acolher, pelo terceiro ano consecutivo, as noites de cinema ao ar livre. Os filmes são exibidos todas as quintas-feiras de agosto, com início às 22 horas. “O Fabuloso Destino de Amélie”, no dia 4 de agosto; “Histórias da Idade de Ouro”, no dia 11; “O Pátio das Cantigas”, no dia 18, e “Trinity – Ainda é Meu Nome”, no dia 25, são os filmes escolhidos para as noites quentes de verão.
“Grandes Filmes, Noites Quentes” é o mote do Cinema ao Ar Livre, promovido pelo Município de Sardoal, enquadrada pelo espaço Cá da Terra, em parceria com o EspalhaFitas – Secção de Cinema da Palha de Abrantes e com o apoio da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.