Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Aldeia do Mato e Souto: União de Freguesia apoia idosos com aquisição de medicamentos

3/05/2016 às 00:00
Álvaro Paulino

Álvaro Manuel Paulino, presidente da Junta de Freguesia

 

Com 900 pessoas recenseadas, espalhadas por 50 km2, a população da União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto tem mais de 60% da comunidade acima dos 65 anos de idade. Neste ano, já foram sepultadas onze pessoas na freguesia e nasceram zero, o ano passado foram sepultadas trinta e nasceram quatro, uma realidade que Álvaro Manuel Paulino, presidente da JF, admite ser “complicada”.

Foi devido a esta circunstância, que a Junta de Freguesia (JF) iniciou e deu corpo, em 2014, a um Regulamento de Comparticipação em Medicamentos.

“Embora tenha um orçamento muito limitado (cerca de 100 mil euros), o executivo da Junta entendeu que poderia ajudar algumas pessoas a suportar o custo dos seus medicamentos”, afirmou o presidente.

Com um período de vigência, que pelo menos se vai manter até setembro de 2016, possivelmente renovado até ao final do mandato autárquico, o programa de apoio está abranger 7 idosos da União de Freguesias e é destinado aos residentes e aposentados quer por idade, quer por invalidez.

“Não são valores muito altos, mas são valores muito bem-vindos”

O apoio é atribuído consoante os rendimentos da pessoa e não se trata de um pagamento integral dos medicamentos: “nós não comparticipamos na totalidade os medicamentos, nós atribuímos consoante os rendimentos dos idosos. Por exemplo, as pessoas que auferem a partir de 346 euros mensais já não podem usufruir deste programa da JF. Não são valores muito altos, mas são valores muito bem-vindos para as pessoas, que agradecem muito”, fez notar o autarca.

*Notícia desenvolvida na edição do Jornal de Abrantes do mês de maio

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - agosto 2025
Jornal de Abrantes - agosto 2025
PUB