Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Antena Livre esteve em emissão especial das Festas de Abrantes

13/06/2019 às 00:00

A Antena Livre esteve esta quarta-feira, dia 12 de junho, em emissão especial entre as 18 e as 20 horas. Uma emissão em direto do centro de Abrantes a propósito das Festas de Abrantes 2019.

Ao longo das duas horas de emissão os jornalistas Patrícia Seixas e Jerónimo Belo Jorge estiveram à conversa com vários intervenientes nas Festas, em que se incluiu o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos.

Assim, pelo estúdio passou Anabela Diogo, chefe de divisão de Cultura e Turismo da autarquia, que explicou as atividades em torno da tradição da espartaria ou a arte de entrelaçar. Trata-se de um projeto que está a ser desenvolvido em Mouriscas e que visa salvaguardar uma arte artesanal em vias de desaparecimento. E se estão a ser "formados" monitores para poderem, depois, ensinar outros interessados, nas Festas pode conhecer mais sobre esta arte de entrelaçar.

Depois a conversa continuou nas artes, mas no restauro de cerâmica e na execução de pequenas peças de cerâmica para “colar” com “iman's” aos eletrodomésticos. Susana Reis fez a formação nesta área, mas começou a mexer no barro desde criança, com o avô. Abriu, recentemente, uma loja de conservação e restauro junto ao supermercado LIDL.

Este ano as Festas deslocaram a praça da juventude do castelo para a praça Raimundo Soares e Francisca Velho, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes deixou o seu olhar sobre a cidade. Natural de Famalicão, a estudante, revelou que Abrantes é uma cidade muito calma, na vida noturna, por isso espera que estes dias de festa animem uma praça jovem que é para todas as idades.

Este ano as Festas de Abrantes têm uma exposição de fotografia diferente. Nas ruas 14 de Agosto e Tenente Valadim, que fazem acesso da praça Barão da Batalha ao Jardim da República, pode ver umas lonas gigantes onde 17 fotógrafos escolheram três fotografias suas para poderem ser mostradas. Nuno Martins, um desses fotógrafos explicou como surgiu a ideia de uma mostra de fotografias “Olhares de Abrantes” assim, na rua.

Hoje, dia 13 de junho, o concerto principal tem dois atrativos. Miguel Gameiro, dos Polo Norte, vai ser acompanhado por uma orquestra de 50 músicos de Abrantes e redondezas. A Academia de Músicos de Abrantes, coordenada por José Miguel Rodrigues, apresenta-se com o cantor a partir das 22 horas, naquele que será, seguramente, um momento importante para os jovens músicos. A Academia de Músicos de Abrantes tem instrumentistas dos 11 aos 65 anos.

Ontem, no primeiro dia das Festas, as Orquestras e Coro do Liceu apresentaram-se no palco principal. O professor José Horta explicou as dificuldades técnicas de um concerto de cordas ao ar livre, mas revelou que a formação regular de música, das artes, é uma grande aposta. José Horta espera que haja alunos interessados em continuar a aprender música depois do 9º ano por forma a permitir abrir uma turma, pelo menos, no 10º ano de escolaridade.

As tasquinhas e o desporto também fazem parte das Festas. O Centro Centro Cultural e Recreativo de Barreiras do Tejo volta a colocar a pesca desportiva no programa, agora que as margens foram limpas e permitem esta atividade. Luís Félix, o novo presidente do Centro revelou a intenção de recolocar a Pesca Desportiva na coletividade e vincou o reforço de apoio à equipa de snooker que foi campeã distrital e vai, agora, para o campeonato nacional.

Para fechar a emissão especial, passou pelo estúdio nas Festas o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, que explicou os motivos da condecoração ao Regimento de Apoio Especial de Emergência (RAME), no dia 14, nas cerimónias do Dia da Cidade. O autarca vincou a abertura do estacionamento da Tapada do Fontinha, por trás do antigo mercado diário, que vai criar 300 lugares de estacionamento, e a manutenção dos circuitos especiais de autocarros de Alferrarede e Rossio para o centro da cidade. Manuel Jorge Valamatos deixou transparecer a surpresa de ver a cidade a ser decorada com flores de papel e, quem sabe, “possa ser a semente para podermos voltar a ter as ruas com flores de papel”. Quanto às festas afirmou serem festas de todos e todos os cidadãos devem fazer as Festas.

As Festas de Abrantes decorrem até domingo e a Antena Livre vai continuar com as emissões especiais. Hoje, quinta-feira, o programa Radar, moderado pela jornalista Patricia Seixas e com as presenças de Alves Jana, Vasco Damas, e Nuno Alves, será emitido do centro da cidade.

Amanhã, A jornalista Ana Rita Cristóvão vai editar as notícias das 18 horas em direto do espaço da Antena Livre no centro da cidade. Também sábado, pelas 18 horas, o Music Box, terá emissão especial e em direto das Festas. O jornalista Jerónimo Belo Jorge vai estar à conversa com Marco Pereira dos Kwantta.

O estúdio da Antena Livre, nas Festas, fica situado no Largo João de Deus, na antiga loja Condorset onde divide o espaço com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).

 

Fotos de Carolina Ferreira

 

(Ouça a emissão especial aqui)

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB