Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

António Zambujo e Salvador Sobral na programação cultural de Santarém

23/03/2019 às 00:00

António Zambujo e Salvador Sobral são dois dos nomes da programação cultural de Santarém para o segundo trimestre do ano, a que se juntam atividades para as famílias e de envolvimento da comunidade e dos jovens.

Apresentada hoje em conferência de imprensa, a programação para os meses de abril a junho, no âmbito do projeto Santarém Cultura, que está a ser dinamizado para o município pelo programador João Aidos, inclui, além dos concertos de António Zambujo (12 de abril) e de Salvador Sobral (04 de maio), ambos no Teatro Sá da Bandeira (TSB), também Ricardo Ribeiro (18 de maio), no CNEMA, Vitorino com Cordis (20 de junho), no Largo do Seminário, e a pianista Joana Gama (dias 26 e 27 de abril), no TSB.

No teatro, a Companhia do Chapitô trará ao TSB, no dia 25 de maio, “o premiado” Hamlet, e a companhia italiana Ludovica Rambelli recriará, na Catedral de Santarém, a 13 de abril, "Quadros de Caravaggio", “num espetáculo de extraordinária beleza”.

Na dança, Aldara Bizarro vai apresentar, dia 29 de junho, no Largo do Seminário, um projeto que envolverá membros da comunidade e de bandas locais, enquanto Constanza Givone, Cláudia Andrade, Carla Galvão e Fernando Mota, irão “apurar os sentidos do público infanto-juvenil e famílias”, realizando-se no Dia Mundial da Criança (01 de junho), no Convento de S. Francisco, atividades “com todas as artes para as crianças e as suas famílias”.

A programação abre no dia 03 de abril com uma ‘masterclass’ com João Garcia Miguel, no âmbito do segundo Encontro Nacional de Cursos de Interpretação (ENCI), que nessa semana reúne em Santarém cerca de 200 alunos e professores de escolas de todo o país.

Entre as iniciativas agendadas para o segundo trimestre do ano estão ainda espetáculos para as escolas e famílias por Constanza Givone (10 e 11 de maio), a inauguração da exposição dos 150 anos de elevação de Santarém a cidade, na Casa do Brasil (15 de maio), e a extensão do Festival Indie, no Teatro Sá da Bandeira (de 16 a 18 desse mês), atuando dia 21 a Banda Sinfónica da PSP.

A vice-presidente da Câmara de Santarém, que detém o pelouro da Cultura, Inês Barroso, salientou a “programação de excelência” que o projeto passou a proporcionar ao concelho, revelando estar em “perfeita sintonia” com o que o executivo municipal preconizava.

“Estamos a conseguir que Santarém assista ao que de melhor se faz em Portugal e catapultar Santarém a nível nacional”, afirmou, realçando o esforço em curso para “dar maior dignidade aos espaços da cidade”, com a renovação do Teatro Sá da Bandeira e do Convento de S. Francisco.

Num balanço do primeiro trimestre da programação do Santarém Cultura, João Aidos destacou a recetividade da população, com espetáculos esgotados, mostrando-se “sedenta de mais”, e a grande procura por parte de escolas e instituições.

Segundo o programador, o primeiro trimestre foi “o início de um ciclo de envolvimento da sociedade”, tendo sido privilegiada a educação, a criação de públicos, o “despertar de afetos e sentidos” nas comunidades escolares.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB