Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

As festas de Vila Nova da Barquinha e as dinâmicas associativas

11/06/2016 às 00:00
ex Tuna

CIR (ex-Tuna) – Moita do Norte

O Clube de Instrução e Recreio de Moita do Norte (ex-Tuna) foi fundado em 1921.

Das várias atividades culturais e desportivas que promove, destacam-se os concertos de Jazz, quinzenalmente, à sexta-feira à noite, bem como os Encontros Anuais de Bicicletas Antigas, com dezenas de participantes. O CIR tem atualmente a funcionar nas suas instalações uma Academia de Música, uma Escola de Fado, bem como aulas de Hip-Hop e teatro e, mais recentemente, uma Academia de Dança, que vai mostrar o trabalho que desenvolve em plenas Festas do Concelho.

Luís Esperança, presidente do clube, disse que as atividades desenvolvidas em Moita do Norte vão ser executadas em pleno parque urbano ribeirinho, junto à tasquinha que vão explorar/dinamizar.

“Vamos ter concertos de jazz, fado e rock, exibições dos elementos da nossa Academia de Dança e muitos petiscos e bom ambiente, e que vai mostrar a todos os que visitarem as Festas de Vila Nova da Barquinha o modo como se vive em Moita do Norte, num ambiente que diria místico, numa associação que conta com 95 anos de história. A nossa tasquinha vai ser uma festa dentro de uma festa”, promete Esperança.

 

UDA - União Desportiva Atalaiense

Constituída a 20 de julho de 1964 por Fernando Gabriel Ricardo, esta coletividade designada inicialmente por “Centro de Recreio Popular Atalaiense” – CRPA, na altura um centro inscrito na “Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho” - FNAT. No dia 6 de março de 1976, em Assembleia Geral do Clube, a sua denominação foi alterada para “Centro Popular dos Trabalhadores Atalaienses”, por imposição da alteração do nome da antiga FNAT, para o aindahoje existente INATEL.

No dia 6 de setembro de 1985, o centro voltou a sofrer uma nova alteração, passando a denominar-se até aos nossos dias por “União Desportiva Atalaiense” - UDA.

Nuno Batista, presidente do clube, disse que a dinamização de um pavilhão/tasquinha nas Festas do Concelho significa uma importante fonte de receita para as atividades desenvolvidas pela UDA ao longo do ano, tendo destacado a tradicional sardinha assada mas também outros petiscos, como as febras, as moelas ou os caracóis.

“É um momento muito importante também para a visibilidade do clube, para estarmos mais perto dos sócios e da população em geral, num momento em que assinalamos uma época histórica, ao nível da quantidade de praticantes e ao nível dos resultados desportivos obtidos”, destacou.

“Estamos hoje a trabalhar com cerca de 200 atletas, oriundos de todo o concelho, 80% dos quais são crianças entre os 10 e os 17 anos. Isto é motivo de grande alegria e regozijo, e deve-se, em boa medida, ao relvado sintético e às excelentes condições de trabalho que temos no parque desportivo de Atalaia”, frisou.  

Dedicando-se essencialmente ao desporto, a “União Desportiva Atalaiense” começou com modalidades como o futebol, o hóquei, o atletismo e o ténis de mesa. Neste momento tem atletas que se dedicam ao futebol com oito equipas nos escalões benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos.

 

Grupo de Cicloturismo Barquinhense

O Grupo de Cicloturismo Barquinhense, fundado no dia 22 de dezembro de 1999, tem como principais atividades o BTT e o ciclismo de estrada.

Com mais de uma dezena de trilhos “feitos de raiz” pelo grupo no concelho de Vila Nova da Barquinha, com larga utilização por pessoas de várias partes do país, o Grupo de Cicloturismo Barquinhense é o grande responsável por Vila Nova da Barquinha ser ter tornado, nos últimos anos, um destino de BTT.

Atualmente com cerca de 175 sócios, o grupo tem reunido um grande número de pessoas nas atividades realizadas ao longo do ano, das quais se destaca “Almourol à vista”, evento promovido anualmente com a participação de 700 atletas vindos de todo o país. O clube vai alargar este ano as suas atividades às modalidades do pedestrianismo, com passeios pedestres e outros, a pedido dos sócios e de várias entidades.

António Couto, presidente da direção do GCB, destaca a participação nas Festas do Concelho como uma oportunidade para mostrar o trabalho que o clubedesenvolve e para captar mais cidadãos para a prática do desporto, tendo lançado o desafio para que a comunidade se inscreva e participe no “1º Trail Santo António – Entardecer Castelo de Almourol”, que se vai realizar no dia 11 de junho, sábado, entre as 19:30 e as 21:30.

 

Clube Náutico Barquinhense

Tudo começou quando no Verão de 1983. Surgiram no café "Beira-Rio" umas canoas, que alguns amigos utilizavam para passear nas águas do Tejo. Em setembro desse ano, esse pequeno grupo deslocou-se a Tancos para participar numa demonstração convívio realizada pelo Kayak de Vila do Conde, e promovida pela União Desportiva de Tancos. De regresso à Barquinha, estes jovens ficaram com o "bicho metido no corpo”. Fizeram-se contactos, e com o apoio da Câmara Municipal, surgiu a Secção de Canoagem do Sporting Clube Barquinhense. A 12 de setembro de 1986 é fundado o Clube Náutico Barquinhense (CNB), cuja publicação foi efetuada no Diário da República de 24 de Janeiro de 1987.

Passados 22 anos, é um dos Clubes mais representativos do concelho e da região, podendo mesmo considerar-se que a Canoagem seja o “Desporto Rei” no concelho de Vila Nova da Barquinha.

Fábio Passos, presidente da direção, destaca a oportunidade de dinamizarem um pavilhão na grande Feira do Tejo – Festas do Concelho -, para mostrar à comunidade o trabalho que é desenvolvido no clube e para promoverem workshopsao nível da canoagem, para quem queira experimentar.

“É uma oportunidade para angariar algumas receitas importantes para a atividade anual que desenvolvemos, para promover, mostrar e captar mais jovens para a prática da modalidade, e também para divulgar um grande evento que Vila Nova da Barquinha vai acolher no dia 19 de junho, e que é uma prova do campeonato nacional de esperanças. Vai envolver entre 600 a 700 atletas e mais de 1300 pessoas em todo a atividade, que é uma das maiores montras nacionais do que se faz ao nível da canoagem”, destacou Fábio Passos.

O CNB tem como principal atividade a Canoagem. Organiza de provas de Campeonatos Nacionais da modalidade, ministra cursos de Canoagem, colabora com entidades na realização de projetos náuticos e organiza Out-doors desportivos de Canoagem, entre outras modalidades de aventura para Empresas e Grupos Organizados. Mantém em funcionamento uma Escola de Canoagem para Competição, a funcionar em Vila Nova da Barquinha, com cerca de 50 praticantes.

Ao longo de mais de três décadas de existência, conquistou o título de Clube Campeão Regional de Canoagem - Circuito Regional Centro, por diversas vezes. Individualmente, tem atletas que se têm destacado no panorama desportivo regional e nacional, nos últimos anos, arrecadando títulos nas mais diversas provas e escalões.

 Crédito: DR

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X