Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Atualizada: Centro Cultural Gil Vicente de Sardoal vai integrar Rede EUNICE do Teatro Nacional D. Maria II

21/03/2016 às 00:00

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, foi um dos três equipamentos culturais selecionados a nível nacional para a integrar a Rede Eunice, nas temporadas 2016/17, 2017/18 e 2018/19, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II. 

Miguel Borges, presidente da CM de Sardoal, explicou que foi com grande entusiasmo que o Sardoal foi contemplado numa rede de espaços culturais, a nível nacional: “ nós fizemos uma candidatura, que terminou a 15 de fevereiro, tivemos visitas técnicas para ver se o nosso centro cultural tinha as condições necessárias e na verdade acabámos por ter a feliz notícia que tínhamos sido contemplados para fazer parte dos três primeiros que vão constituir a Rede Eunice”.

O protocolo de parceria entre o município e o Teatro Nacional D. Maria II "vai ser assinado brevemente e prevê a apresentação de três espetáculos por temporada, sendo que a primeira terá lugar entre outubro de 2016 e junho de 2017".

Para o autarca sardoalense esta integração do concelho na Rede Eunice é uma mais-valia, não só para o concelho, mas para a região: “uma boa noticia para a região, porque na verdade queremos que esta importância de trazermos o teatro profissional, o que de melhor se faz no nosso país em termos de teatro, de serviço público, não seja só para o Sardoal, mas para a nossa região”.

“Vamos ter oportunidade de assistir às grandes obras internacionais, feitas pelos grandes nomes, e numa grande homenagem a Eunice Munoz. Em outubro teremos o primeiro espetáculo, e depois pró ano teremos mais três”, acrescentou Miguel Borges.

A Rede EUNICE é um Projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que visa alcançar locais onde a oferta teatral é ocasional ou irregular. Desta forma, a integração do Sardoal nesta rede representa, também, uma mais-valia para o público que, residindo no interior do país e afastado dos grandes centros urbanos, não tem acesso privilegiado a este tipo de espetáculos. A Rede EUNICE assume esta designação como homenagem a Eunice Muñoz, sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações.

 Nesta primeira fase do projeto, além do Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, apenas o Teatro Municipal de Vila Real e Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, foram selecionados.

 

Crédito: Paulo Sousa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB