Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

BTL 2019: Wakeboard domina o verão no Castelo do Bode

14/03/2019 às 00:00
Miguel Pombeiro

O wakeboard vai preencher o verão na Albufeira do Castelo do Bode com uma mão cheia de atividades em todas as estações naquela que é a primeira estância da modalidade em todo o mundo. A apresentação aconteceu esta quinta-feira na Bolsa de Turismo de Lisboa, no espaço do Turismo do Centro de Portugal. Coube a Miguel Pombeiro, secretário-executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentar as cinco estações náuticas da sua região numa apresentação genérica do Centro de Portugal.

Bernardo Branco, campeão nacional de wakeboard, classificou a estância do Médio Tejo com as estações Aldeia do Mato (Abrantes), Montes (Tomar), Fernandaires (Vila de Rei), Trízio (Sertã) e Lago Azul (Ferreira do Zêzere) como a melhor do mundo e baseou-se nas opiniões de praticantes da modalidade que estiveram já na região.

Bernardo Branco, campeão nacional de wakeboard

Este ano o Verão vai ser animado e vai contar com uma série de experiências náuticas gratuitas nas várias estações como forma de promover a modalidade. Dornes (11 e 12 de Maio), Trízio (1 e 2 de Junho e 7 e 8 de Setembro), Aldeia do Mato (22 e 23 de Junho e 17 e 18 de Agosto), Fernandaires (6, 7, 13 e 14 de Julho), Montes (3 e 4 de Agosto), e Lago Azul (28 e 29 de Setembro).

Miguel Pombeiro destacou a coragem dos cinco municípios que, de uma forma concertada, avançaram para a criação destas cinco estações de wakeboard. “Partiram do wakeboard mas com a valorização da cadeia de valor daquilo que é o turismo náutico”, destacou o secretário executivo da CIM do Médio Tejo que acrescentou “ser possível em águas interiores dinamizar estas modalidades”.

Quanto à estância, Miguel Pombeiro fez questão de dizer que “se queres ir rápido vais sozinho, mas se quiseres ir mais longe vais acompanhado” e esta estância é o exemplo de uma parceria que envolve já mais de 70 parceiros entre os institucionais e os privados, desde hotelaria, restaurantes e outros agentes da região.

O wakeboard teve no ano passado quatro mil praticantes nas suas várias estações afigurando-se como uma modalidade náutica em crescimento.

A realização de uma etapa do circuito mundial em Tomar a 3 e 4 de Agosto aponta também aquela que é a determinação em manter e fazer crescer a promoção da modalidade náutica na região. À prova de competição mundial junta-se um wakejunior em Abrantes a 17 e 18 de Agosto para colocar os mais novos a praticar o wakeboard no Castelo do Bode.

Na edição deste ano da BTL - que termina domingo e com abertura ao público a partir de amanhã à noite, são esperados mais de 70 mil visitantes. O Maior evento de Turismo de Portugal promove 46 destinos internacionais, mais de meia centena de municípios, tem 1400 expositores presentes com 16 instituições na BTL Cultural, a novidade de 2019, mostra ainda 40 Startup’s e conta com a presença de mais de 1500 profissionais estrangeiros. Pelo meio, desde ontem, a organização aponta para cerca de 3 mil o número de reuniões profissionais a agendar por estes dias na capital portuguesa.

Este ano a BTL conta também com uma feira de emprego que tem uma oferta de 10 mil oportunidades de emprego no sector do turismo.

Jerónimo Belo Jorge

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB