Pesquisa Rápida

Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo entre os candidatos a “Melhor do Mundo” - COM ÁUDIO

2019-02-11

A “Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo”, lançada em finais de 2018, foi a vencedora nacional da categoria “Countries - Regions - Local” e é agora candidata ao título “The Best in the World”, ou seja “A Melhor no Mundo”, num concurso promovido pelos Gourmand World Cookbook Awards.

O prémio a nível nacional permite agora à “Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo” concorrer com os restantes vencedores de cada país para a conquista da distinção na mesma categoria, numa cerimónia que vai decorrer nos dias 20, 21 e 22 de março em Paris.

Francisco Armando Fernandes é o autor da obra, que contém cerca de 600 receitas tradicionais, e disse “não saber ainda bem o que significa” esta distinção. “É um trabalho meu mas, fundamentalmente, é um trabalho das mulheres e dos homens que acederam a contarem-me como é que era a vida, como comiam, como conseguiam suportar as carências...”, afirmou o autor.

A obra resulta de uma vasta pesquisa e de mais de uma centena de entrevistas, realizadas ao longo de cerca de dois anos, e “é a primeira parte de um trabalho que se chama Carta Gastronómica do Ribatejo e que, na segunda fase, englobará a região do Médio Tejo. Vai de Alcanena a Ourém até Mação e Sardoal, passando por Abrantes, Constância, Barquinha, Tomar e Torres Novas”.

O objetivo é “reservar para memória futura aquilo que foram as usanças culinárias desta gente”.

Relativamente ao prémio “The Best in the World”, Francisco Armando Fernandes diz “não ter expetativa nenhuma (…) limito-me, com toda a singeleza e honestidade, a fazer o meu trabalho o melhor que sei”. E revelou que “neste momento, tenho em mãos um trabalho muito interessante que é a Carta Gastronómica de Santarém, só do concelho, e estamos também à espera que a Entidade Regional de Turismo do Centro viabilize o protocolo que foi assinado em Abrantes, para se fazer a Carta Gastronómica do Médio Tejo”.

A Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo está disponível para download em: https://bit.ly/2Q87LpO

 

2019-02-11
Terça, dia 19 de Fevereiro de 2019
PUB
Mercar
Temperatura
9.6 °C
Humidade
95 %
Pluviosidade
0.0 mm
Vento
0.0 km/h
Nascer do Sol
07:21
Pôr do Sol
18:13
MeteoAbrantes
Jornal de Abrantes fevereiro 2019
PUB
Bild Corp - Web + Vídeo