Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Centro Escolar de Montalvo foi finalmente inaugurado

17/09/2018 às 00:00

O Centro Escolar de Montalvo foi oficialmente inaugurado no dia 17 de setembro, dia que marcou o início do ano letivo. Uma obra que custou mais de 1milhão e 800 mil euros e que foi idealizada ainda no mandato de Máximo Ferreira. Vai acolher crianças do pré-escolar e do 1º ciclo de Ensino Básico.

O presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, congratulou-se com a abertura do Centro Escolar de Montalvo e, sem discurso escrito, quis “falar com o coração”. Falou em “orgulho e alegria” na concretização do projeto e que “finalmente, o Centro Escolar de Montalvo é uma realidade”. O autarca relembrou as dificuldades para a concretização da obra, que disse ter sido “um processo difícil”. “Sinónimo disso foi o facto de ter passado por sucessivos Executivos Municipais. O problema da insolvência de um dos empreiteiros arrastou ainda por mais tempo esta obra”, explicou o presidente.

Com a inauguração deste equipamento educativo, o concelho de Constância fica dotado de três equipamentos na área da educação”, nomeadamente os Centros Escolares de Santa Margarida, de Constância e de Montalvo.

Sérgio Oliveira acrescentou que o concelho dispõe agora “de excelentes condições para os nossos alunos, para os nossos professores e para os nossos auxiliares desenvolverem as suas tarefas diárias, abandonando as velhas escolas e com um espaço funcional”.

Olga Antunes, diretora do Agrupamento de Escolas de Constância, começou por citar Einstein ao dizer que “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam porque o poder realizador reside no interior de cada ser humano”.

Ana Luísa Manique, presidente da Junta de Freguesia de Montalvo, assumiu a desconfiança que tinha da abertura da escola neste início de ano letivo e afirmou que esta “era uma obra que todos os montalvenses há muito ansiavam”.

Ana Filipa Montalvo, vereadora com o pelouro da educação na Câmara de Constância, congratulou-se com o facto de “agora ser possível oferecer as mesmas condições de educação a todas as crianças do concelho. Finalmente têm um espaço físico que corresponde ao investimento que o Município sempre fez na educação”.

Na cerimónia de descerramento da placa, o ato foi protagonizado pelo atual presidente da Câmara e pelos seus antecessores: António Mendes, Máximo Ferreira e Júlia Amorim.

Salas para o ensino pré-escolar e para o primeiro ciclo do ensino básico, biblioteca, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, zonas verdes, pátios, salas de atividades e arrumos, entre outros, são os diversos espaços que integram o Centro Escolar de Montalvo, equipamento inaugurado em clima de festa e na presença dos alunos do 1.° ciclo do concelho, incluindo os dos centros escolares de Santa Margarida da Coutada e de Constância.

Equipado para receber num espaço único os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, o Centro Escolar de Montalvo, iniciou o ano letivo com cerca de 80 estudantes inscritos,

A construção do Centro Escolar de Montalvo representa um investimento de 1,8 ME, tendo contado com um apoio financeiro de 1,1 ME através do Portugal 2020, sendo que a parte não financiada do projeto foi assegurada pelo orçamento da Câmara Municipal.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB