Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: “Contribuições para o estudo da história e da energia na Caima” é tema de conferência

14/02/2019 às 00:00

A Caima promove esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, a conferência “Antes era vapor: contribuições para o estudo da história e da energia na Caima”, com Susana Pacheco, na Casa Memória de Camões.

A oradora, mestre em Arqueologia Industrial pela Universidade Nova de Lisboa, vai iniciar a sessão, aberta ao público, a partir das 17h30.

Recorde-se que a Caima tem patente na Casa Memória de Camões, até ao dia 17 de maio, a Exposição temporária “De Albergaria a Constância”, percorrendo os 130 anos que separam a sua fundação em 1888, até aos nossos dias.

Com a Curadoria do Professor Jorge Custódio, a Exposição percorre as treze décadas da empresa e do seu enquadramento político, económico, social e cultural em Portugal e na Europa.

Segundo informa a empresa, a Exposição, através de vários núcleos, convida o visitante a mergulhar na história industrial portuguesa. Mostra também como a organização industrial e comercial resistiu às duas Grandes Guerras, quando as dificuldades se acentuaram dramaticamente, com a proibição estatal de exportação dos seus produtos.

A Caima nasceu no reinado de D. Luís I, a 17 de maio de 1888, atravessou a monarquia, a primeira República, uma ditadura militar, o Estado Novo, a Revolução dos Cravos, a Adesão à então CEE e até à nova era da globalização.

Na génese da Caima estão empresários londrinos que resolveram investir numa fábrica de pasta de papel de processo químico para abastecerem, sobretudo, o mercado britânico e europeu de uma matéria-prima para o fabrico de papel e de consumo assegurado no último quartel do século XIX e durante todo o século XX.

Hoje, a Caima é a única empresa em Portugal que produz pasta solúvel, exportando a totalidade da sua produção para os mercados externos, nomeadamente para a China, para ser utilizada na indústria têxtil, farmacêutica e tecnológica.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB