Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem deram vida à vila poema com ruas floridas, gastronomia, artesanato e tradição

24/04/2019 às 00:00

Decorreram entre os dias 20 e 22 de abril as Festas do Concelho de Constância e em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem.

Durante três dias, as ruas ornamentadas por diversas associações e entidades deram vida à vila poema num ambiente de múltiplas cores, formas e temas, entre os quais se destaca o “mundo dos doces” que despertou a curiosidade de miúdos e graúdos.

Desde atividades desportivas, gastronomia, artesanato, concertos, exposições e uma atuação do Lvsitanvs, o maior carrilhão itinerante do mundo, foram várias as atrações que encheram as ruas de Constância. Num cruzamento entre a inovação e a tradição, este ano o investimento das festas rondou os 130 mil euros e o objetivo é, diz o presidente do município, “exaltar a identidade cultural de um povo e a sua ligação aos rios”.

E no último dia das festas, dia 22, o palco foi da tradição. Na segunda-feira da Boa Viagem, feriado municipal, as cerimónias contaram com o içar das bandeiras, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, tendo ainda sido distinguidos os funcionários do município com 10, 20 e 30 anos de serviço.

Pelas 13h00, foram muitos os visitantes que se juntaram na zona ribeirinha para assistir ao momento de chegada das embarcações engalanadas ao cais de Constância, bem como para participar nas cerimónias religiosas: a eucaristia solene, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e a bênção dos barcos nos rios e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

Este ano foram 19 os municípios ribeirinhos que marcaram presença naquele que prometia ser o maior cortejo fluvial de sempre pelos rios Tejo e Zêzere, numa celebração que representa o pedido de proteção à padroeira dos marítimos, Nossa Senhora da Boa Viagem.

À semelhança do ano passado, houve pares trajados nos barcos, e ainda pares que transportaram, pela primeira vez, um andor na procissão.

Em entrevista ao Jornal de Abrantes, alguns dos representantes da embarcação do Albandeio - Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça, falaram da importância de eternizar a tradição, que vai desde os pescadores mais experientes, movidos pela “tradição, pela fé e pelo gosto”, até aos mais jovens que lhes seguem o rasto e que dizem ser uma tradição “especial, em que representamos os nossos avós e os nossos antepassados”.

E nem o cansaço faz arredar pé, como nos contou uma das participantes: “Custa um bocadinho, os pés na areia já quentes e a água fria, então ao fim das sete da manhã já estarmos aqui agora já dói”.

Uma tradição que o presidente da Câmara de Constância, Sérgio Oliveira, destacou como “importante e um motivo de orgulho para o município”, apesar de este ano a cerimónia ter ficado marcada por um incidente, uma vez que nem todos os barcos puderam ser descarregados devido a uma avaria da grua da engenharia militar.

Sérgio Oliveira agradeceu o empenho dos envolvidos na organização e a presença dos populares, numas festas que pretendem “manter bem viva a nossa tradição, aquilo que é a essência da nossa festa aliada a uma festa que se quer moderna, que se quer dinâmica, e que com isso traga gente à nossa vila por estes dias”.

António Matias, historiador presente nas cerimónias, disse que o segredo da festa é “conseguir conciliar o respeito pela sua essência com a sua capacidade de inovar e assim, respeitando a tradição íntima da vila, do tempo dos marítimos, do tempo em que Constância era um dos principais portos fluviais do Tejo nós mantemos todas as tradições mas temos inovado” e destacou que é importante “aproximar a água da terra e aproximar os amigos que chegam dos amigos que cá estão”.

Este ano foi ainda prestada homenagem a Fernando Avelar, um dos obreiros da festa que durante 29 anos se dedicou às cerimónias e que faleceu recentemente.

As festividades encerraram com o habitual espetáculo piromusical e com a certeza de que para o ano as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem estão de regresso para proporcionar aos visitantes mais momentos de tradição e inovação.

Texto: Ana Rita Cristóvão

Fotos: Carolina Ferreira

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB