Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Constância: Margem do Zêzere vai ser requalificada. Praia Fluvial avança numa segunda fase

20/08/2018 às 00:00

A requalificação do ambiente urbano e equipamentos públicos de utilização coletiva na margem do Zêzere, em Constância, vai arrancar.

O anteprojeto foi aprovado por maioria, tendo acolhido a abstenção da bancada da CDU na última reunião de Câmara descentralizada, que decorreu no dia 16 de agosto, na Casa do Povo de Montalvo.

O projeto de intervenção na margem do Zêzere está previsto dentro dos projetos que serão desenvolvidos no âmbito do Plano de Regeneração Urbana, PARU, que totalizam 500 mil euros. Para a margem do Zêzere está prevista uma intervenção na ordem dos 267 mil euros mais iva.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara, referiu que o objetivo da requalificação é “tronar aquele espaço mais aprazível uma vez que é uma zona nobre da vila”. E lembrou que há cerca de duas décadas que o espaço não é intervencionado.

“Queremos reconverter aquele espaço porque já tem duas décadas e precisa de outro tipo de enquadramento, nomeadamente com o levantamento e colocação de novos pavimentos, novas árvores, nova relva, o arranjo dos muretos, etc. Queremos que aquela zona fique mais aprazível do que atualmente, tendo em conta que se encontra basnate degradada e o tempo útil de vida dos materiais e equipamentos, que estão ali, chegou ao fim”, considerou o autarca.

Assim, o projeto de requalificação prevê a substituição do pavimento existente, relocalização dos equipamentos do Parque Infantil com pavimento em betominoso colorido, criando novas valências. Prevê ainda a substituição de mobiliário urbano, a substituição de árvores em mau estado, a recuperação de zonas verdes, a plantação de novos arbustos, a substituição de todos os aparelhos de iluminação por novas armaduras com postes com tecnologia LED e a substituição das escadarias de acesso ao rio Zêzere por novas estruturas em pedra.

O processo segue agora para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional para aprovação e posterior lançamento da empreitada ainda este ano, estando a execução da obra prevista para o próximo ano.

Município quer avançar com praia fluvial

Quando questionado sobre a existência de novos balneários na margem do rio Zêzere, Sérgio Oliveira explicou que o Município quer avançar com o equipamento e com a praia fluvial, mas para isso terá de encontrar linhas de financiamento.

“A questão dos balneários é uma questão que vai se colocar quando iniciarmos o projeto da praia fluvial. Os balneários estão previstos e sentimos que existe essa necessidade, mas entendemos que o projeto deve ser colocado quando avançarmos com a praia até porque, estamos limitados financeiramente neste processo de requalificação da margem”, explicou o presidente, tendo feito notar que para a concretização da praia fluvial, a Câmara Municipal terá “de procurar novas linhas de financiamento”.

As vereadoras da CDU, Júlia Amorim e Sónia Varino, justificaram a sua abstenção ao anteprojeto da requalificação da Margem do Zêzere por considerarem que “o objetivo de “redesenhar o espaço público, adaptando-o a novas funcionalidades e noções de conforto necessárias à produção de novas dinâmicas quotidianas” não é de todo alcançado com o anteprojeto”. As responsáveis entendem que o documento “reflete uma intervenção essencialmente de reparação, conservação e substituição do existente”.

Para a margem do rio Zêzere, Júlia Amorim e Sónia Varino defendem “a construção/implantação de instalações de apoio com as valências de vestiário, duches e sanitários, indispensáveis às necessidades das centenas de canoístas e utilizadores da “praia fluvial” que de há anos a esta parte procuram a zona ribeirinha de Constância bem como o ordenamento e acessibilidade adequada ao rio por parte das empresas de turismo náutico”.

Última reunião de Câmara descentralizada, que decorreu no dia 16 de agosto, na Casa do Povo de Montalvo

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB