Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Covid-19: Escolas no Médio Tejo abertas para garantir refeições e acolher filhos de pessoal hospitalar

16/03/2020 às 00:00
Escola Ensino Básico António Torrado (Abrantes)
Quase 800 escolas estão a partir de hoje de portas abertas para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência, segundo dados do Ministério da Educação.
 
Dos cerca de 3.500 estabelecimentos escolares existentes no continente, quase 800 estão classificados como “escolas de referência para o serviço de refeições e acolhimento de filhos do pessoal hospitalar e de emergência”, segundo dados da Direção-Geral dos Estabelecimento Escolares (DGEstE).
 
Isto significa que estas 800 escolas serão a exceção à decisão de encerrar todos os estabelecimentos de ensino desde creches a universidades e politécnicos, uma das medidas avançadas no final da semana passada pelo Governo para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus.
 
Num país em Estado de Alerta, o ensino faz-se à distância e cerca de dois milhões de alunos ficam em casa. Só os filhos de profissionais de saúde e das forças de segurança é que poderão ter que continuar a ir à escola, para que os pais possam ir trabalhar.
 
Numa contabilização feita pela Lusa, a região norte é a que terá mais estabelecimentos de ensino abertos, quase 300 escolas.
 
A lista disponível no ‘site’ da DGEstE mostra que no Algarve há 232 “escolas de referência” e na zona de Lisboa e Vale do Tejo são 194. No centro, abrem hoje portas 91 estabelecimentos e no Alentejo são 62.
 
A DGesTe informa ainda que os dados agora disponíveis podem ser atualizados sempre que necessário, até porque não é possível ainda ter a certeza quantas serão as famílias que vão recorrer a este serviço.
 
A decisão de juntar as crianças numa escola para que os profissionais de saúde – que estão mais em contacto com doentes da Covid-19 - e de segurança pudessem continuar a trabalhar foi criticado pela Ordem dos Médicos e sindicatos, que alertaram para o perigo em que estariam as crianças e famílias.
 
A ministra da Saúde explicou no domingo que em alternativa às escolas, os pais podem também optar por escolher uma pessoa para ficar com os filhos e essa educadora ficará com o subsídio que os pais receberiam se ficassem em casa a tomar conta dos filhos.
No entanto, as escolas estarão também abertas para garantir que as crianças mais desfavorecidas não perdem o direito às refeições devido à situação de emergência que se vive no país.
 
Algumas autarquias têm explicado como é que vão garantir que as refeições chegam aos alunos com apoio social escolar. No caso de Lisboa, por exemplo, a autarquia anunciou que os pais com crianças no jardim de infância e 1.º ciclo teriam que ir buscar as refeições à escola. Já na Golegã, a autarquia comprometeu-se a fazer a entrega porta-a-porta a todos os alunos do escalão A.
 
A decisão de suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de hoje será reavaliada a 09 de abril.
 
Na região do Médio Tejo, estão abertas nestas condições as escolas:
 
Alcanena – Escola Secundária de Alcanena e EB 2,3 de Minde.
 
Abrantes – Escola Ensino Básico António Torrado (Agrupamento Escola nº 2 Manuel Fernandes), Escola Ensino Básico Lucília Moita ( Agrupamento nº 1 Solano Abreu) e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, Mouriscas
  • Em reunião do executivo municipal esta terça-feira, a vereadora Celeste Simão informou que as escolhas das escolas Lucília Moita e António Torrado tiveram em conta a idade dos alunos  - até aos 12 anos - por serem escolas do 1º ciclo e ainda por possuírem cozinha. No entanto, garante a responsável que o serviço de educação está articulado com as escolas e com o pessoal auxiliar, de modo a que a situação seja idêntica pelo concelho.
 
Constância – Escola Secundária Luís de Camões.
 
Entroncamento – Escola Básica do Bonito.
 
Ferreira do Zêzere – Centro Escolar Ferreira do Zêzere.
 
Mação – Escola Básica e Secundária de Mação.
 
Ourém – Centro Escolar Caridade; Fátima – Centro Escolar Beato Nuno; Caxarias – Escola EB 2/3 e em Freixianda – Escola EB 2/3.
 
Sardoal – Escola EB 2,3/S Maria Judite Serrão Andrade.
 
Sertã – Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha.
 
Tomar – Escola Secundária Jacome Ratton e Escola Secundária Nuno Santa Maria (ex-Santa Maria do Olivais).
 
Torres Novas – Escola Manuel de Figueiredo e Escola Artur Gonçalves.
 
Vila Nova da Barquinha – Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha.
 
Vila de Rei – Escola Básica e Secundária de Vila de Rei.
 
(Notícia atualizada a 17/03/2020)
Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB