Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Covid-19: Médio Tejo regista quarto caso de infeção esta sexta-feira (COM ÁUDIO)

20/03/2020 às 00:00
DR

Depois de na terça-feira se terem confirmado os primeiros casos de pessoas infetadas pelo novo coronavírus na região do Médio Tejo - um caso em Constância, um em Tomar e outro em Ourém - esta sexta-feira foi confirmado um novo caso no concelho de Ourém, elevando assim para quatro o número de infetados confirmados na região.

A informação foi confirmada esta tarde à Antena Livre pela coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, Maria dos Anjos Esperança.

"No Médio Tejo temos mais um caso confirmado em Ourém, de uma pessoa em idade ativa mas que está bem, está em casa a fazer a sua recuperação", disse a responsável que acrescentou que existem "pessoas em vigilância e pessoas que têm vigilância passiva feita por elas próprias, temos pessoas que somos nós, autoridade de saúde, que ligamos todos os dias para saber como estão - a vigilância ativa - que estão de quarentena em isolamento profilático porque são contactos de pessoas confirmadas com a doença". 

Falando sobre o aumento de casos na região, que se supunha que "fosse mais elevado hoje e foi mais baixo", Maria dos Anjos deixou uma mensagem de esperança à população e, ao mesmo tempo, uma indicação:

"Que as pessoas se incentivem a si próprias e transmitam a informação de que todos, fazendo as medidas que estão preconizadas, nós vamos conseguir ter menos casos de doença por este vírus. Vamos todos trabalhar nisso porque estamos a ver que as projeções feitas davam que hoje nós teríamos quase mais 200 casos do que aqueles que tivemos. Portanto, estamos no caminho certo. Vamos todos preparmo-nos, vamos todos colaborar, vamos todos fazer a nossa parte", disse. 

Face aos boatos que vão surgindo pela comunidade e pelas redes sociais, a Antena Livre questionou a responsável sobre qual a diferença entre um caso confirmado de infeção e um caso suspeito ou que esteja a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. "Não tem nada a ver", respondeu a responsável:

Maria dos Anjos Esperança explica os procedimentos adotados pelas autoridades de saúde perante um caso suspeito

A coordenadora da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo disse ainda que não existe nenhuma "instituição nem empresa em quarentena, em isolamento profilático por via disto", ou seja, por via de algum dos casos já confirmados.

"Temos algumas pessoas de instituições que estão em isolamento profilático porque tiveram contacto com uma pessoa doente", explicou.

Recorde-se que na quinta-feira responsável deixou na quinta-feira um alerta relativamente às pessoas que passarão a fazer tratamento em casa:"É uma alta mas não é para fazer a vida normal. As pessoas ficam rigorosamente confinadas a casa. Essas pessoas não devem sequer sair para ir ao supermercado, nem farmácia ou para vir à rua passear".

Recorde-se que esta sexta-feira o número de infetados por Covid-19 em Portugal subiu para 1020: https://www.antenalivre.pt/noticias/covid-19-sobe-para-1020-o-numero-de-infetados-em-portugal-sao-6-as-vitimas-mortais/

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB