Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

COVID-19: Médio Tejo sobe para 12 casos e 2 mortes (C/ÁUDIO)

25/03/2020 às 00:00

Nas últimas 24 horas o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus na área do Médio Tejo passou a 12 casos positivos. A confirmação foi feita às 17:30 por Maria dos Anjos Esperança que disse ainda que nesta área que abrange os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha estão 113 pessoas em vigilância ativa e há a lamentar dois óbitos, um em Alcanena e outro em Tomar, de dois cidadãos idosos.

Temos então no Médio Tejo 12 casos distribuídos desta forma: Abrantes (1), Alcanena (2), Constância (1), Ourém (3) Tomar (4) e Vila Nova da Barquinha(1). Maria dos Anjos Esperança explicou ainda que este novo caso de Alcanena foi ali registado, mas o doente está a fazer o processo de cura na sua residência na área de Lisboa.

Quanto aos 113 casos em vigilância ativa tem a ver com “contactos de pessoas que tiveram contactos com pessoas confirmadas ou que a linha LAM (Linha de Apoio Médico) nos informa que tem de ficar em isolamento”, disse a delegada de saúde pública do Médio Tejo. Quer isto dizer que alguns destes casos podem originar alguns boatos ou informações que teimam em circular nas redes sociais de “eventuais” novos casos de infeção.

Questionada sobre a inexistência de dados do Médio Tejo na estratificação por concelhos no site COVID-19 e Boletim Epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde Maria dos Anjos Esperança foi incisiva na resposta: “Estes dados [referidos nesta notícia] são os oficiais do Médio Tejo e já reportámos aos serviços informáticos da DGS esta questão. Mas estes dados são os corretos. 12 casos no Médio Tejo nesta altura [17:30 de dia 25 de março]”, concluiu a delegada de saúde pública.

Numa altura em que o governo Português prepara a entrada em vigor do plano de mitigação do novo coronavírus, os conselhos são os mesmos de sempre: ficar em casa e lavar as mãos muito bem e muitas vezes ao dia.

Maria dos Anjos Esperança, Saúde Pública Médio Tejo

Médio Tejo registou duas vítimas mortais nas últimas 24 horas

Já no que respeita a vítimas mortais, o Médio Tejo registou hoje as duas primeiras vítimas da COVID-19. Um dos casos é de Tomar. Um homem de 95 anos de idade que estava internado no Hospital Nossa Senhora da Graça, em Tomar. A outra vítima é de Alcanena, da localidade de Bugalhos. De acordo com o jornal MedioTejo.net trata-se de um cidadão que apresentava um quadro clínico com problemas e tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital de Abrantes.

No país o número de mortos da COVID-19 subiu hoje para 43, tendo-se registado dez mortos nas últimas 24 horas de acordo com o boletim diário da Direção Geral da Saúde.

Vila de Rei: Primeiro caso confirmado de infeção

O concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, regista esta quarta-feira o primeiro caso confirmado de doença por COVID-19. Trata-se de uma mulher de uma mulher de 36 anos que ficou em tratamento na sua residência, na sede de concelho. A Informação foi confirmada pela delegada de Saúde Pública do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) do Pinhal Interior Sul, Manuela Vaz, que adiantou que estão a ser registados os contactos desta mulher por forma a criar as ligações e vigilância de eventuais cadeias de contacto.

Quanto ao distrito de Castelo Branco, segundo o registo de terça-feira, contava com dois casos confirmados de infeção por coronavírus, sendo um na Covilhã e um outro no Fundão, estando ambos internados no Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB