Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

COVID-19: USF de Abrantes foi desinfetada devido a caso positivo. Médio Tejo registou 25 casos positivos (ATUALIZADA C/ÁUDIO)

2/10/2020 às 00:00

A área territorial do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo soma esta sexta-feira, dia 2 de outubro, mais 25 casos positivos de COVID-19, tendo um total acumulado de 764 pessoas infetadas desde que começou a pandemia.

De acordo com o relatório epidemiológico do ACES Médio Tejo os 25 infetados de hoje foram registados no Entroncamento (11), em Ourém (8), em Tomar (3) e em Torres Novas (3).

De acordo com Maria dos Anjos Esperança, coordenadora da Unidade de Saúde do Médio Tejo, estes casos de hoje não estão ligados aos surtos, nem em Ourém nem no Entroncamento.

Diz a médica que os lares do Entroncamento e de Alvega têm, nesta altura, os seus surtos controlados.

Os dados de hoje indicam que há mais três pessoas recuperadas da doença COVID-19, todas do concelho de Ourém. O total de recuperados é assim de 465 pessoas que fizeram o processo de cura da infeção provocada pelo SARS-COV-2.

USF de Abrantes teve um caso positivo e foi desinfetada

A Unidade de Saúde Familiar de Abrantes (USF) registou nesta sexta-feira um caso positivo num profissional de saúde, não residente em Abrantes, pelo que encerrou para que pudessem ser feitos os trabalhos de desinfeção das instalações.

Maria dos Anjos Esperança explicou que, nestes casos de instituições de saúde, o processo passa pela desinfeção dos espaços e pela testagem dos profissionais que ali trabalham, o que deverá acontecer neste fim de semana. A médica de saúde pública do Médio Tejo explica que nos profissionais de saúde não pode haver o isolamento profilático dos 14 dias, pelo que têm de ser feitos os testes. A serem negativos a USF de Abrantes, situada no local onde funcionou a garagem da Rodoviária do Tejo e dos Claras, poderá abrir normalmente.

Maria dos Anjos Esperança

Quanto a vigilâncias ativas são, de acordo com a Saúde Pública do Médio Tejo 271 pessoas que estão em confinamento obrigatório em Abrantes (12); Alcanena (24), Constância (4), Entroncamento (52), Ferreira do Zêzere (11), Mação (3), Ourém (90), Sardoal (1), Tomar (22), Torres Novas (51) e Vila Nova da Barquinha (1).

 

 O ACES Médio Tejo abrange a área territorial de 11 municípios com cerca de 235 mil utentes. Abrange as unidades de saúde de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila nova da Barquinha, numa área territorial de 2.706,10 Km's quadrados.

Já os concelhos da Sertã e Vila de Rei que fazem parte do Médio Tejo na divisão político-administrativa em termos de saúde pertencem ao ACES do Pinhal Interior Sul que abrange ainda os concelhos de Proença-A-Nova, Oleiros e cerca de 30 mil utentes.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB