Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Do dardo ao disco, do martelo ao peso. Assim nasce a ELA – Escola de Lançamentos de Abrantes

16/09/2019 às 00:00
DR: Antena Livre

ELA é a nova entidade desportiva da cidade de Abrantes. Do dardo ao disco, do martelo ao peso, a nova Escola de Lançamentos de Abrantes foi formalizada esta segunda-feira, dia 16 de setembro, pelas 18h00, no auditório da Cidade Desportiva.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Santarém, a ELA pretende ser, precisamente, uma escola, onde crianças a partir dos 10 anos, bem como jovens, adultos e até idosos poderão desenvolver várias das vertentes inseridas na modalidade de Atletismo.

A Escola de Lançamentos de Abrantes vai funcionar com a responsabilidade técnica a cargo do professor Manuel Gonçalves.

A cerimónia começou com a assinatura do protocolo entre as três entidades presentes, à qual se seguiu um discurso do presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, que deu conta de que “aquilo que estamos aqui a fazer hoje é muito importante para o desporto e para a região” e que destacou a importância de começar a “consolidar algumas ideias e começar a pensar mais específico, com mais qualidade”.

Manuel Jorge Valamatos disse que a ELA é precisamente “um lançamento” para que, no futuro, se possam concretizar ideias semelhantes “noutras modalidades”.

Enquanto autarca, prometeu que tudo fará para que “esta escola de lançamentos funcione em pleno” e garante que Abrantes tem “boas condições para fazer mais e melhor”.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, deu grande destaque ao papel da cidade abrantina na promoção do desporto e garantiu que “a parte desportiva é fundamental no desenvolvimento comunitário”.

“Abrantes tem sido um grande exemplo para nós (…) e a cada ano que passa temos que aperfeiçoar este exemplo”, acrescenta o responsável.

Jorge Vieira referiu ainda que existe uma “iliteracia desportiva, num país em que a bola ocupa um espaço muito grande” e que é necessário dar mais importância às vertentes que existem na modalidade de atletismo, que vão muito além do “fazer corridas”. Jorge Vieira realça ainda que “a nível desportivo, no nosso país, ainda não podemos falar de um sistema muito saudável”.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo anunciou também em primeira mão que nesta terça-feira, dia 17 de setembro, vai ser apresentado um novo projeto, intitulado “Daily Mile” (em português, Uma Milha Diária) que pretende ver ser adotado pelas escolas de todo o país.

A ideia é simples: durante uma aula, o professor tira 15 minutos para que os alunos possam fazer uma corrida, seja ela em que ritmo ou velocidade for, de modo a combater o sedentarismo e a aumentar a produtividade e atenção dos alunos.

Um projeto que, num futuro breve, espera também que venha a ser implementado em Abrantes.

 

Ana Rita Cristóvão

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB