Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Festival da Fataça e Festival do Javali para promover a marca Constância

27/03/2019 às 00:00

Festival da Fataça, de 27 de abril a 12 de maio, e Festival do Javali, de 28 de setembro a 13 de outubro, são os eventos que vão decorrer em Constância, nos cinco restaurantes aderentes.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância apresentou os festivais, agradeceu aos restaurantes que se juntam a estas iniciativas e disse que os festivais gastronómicos têm como principal objetivo “por um lado, dar a conhecer o que de melhor temos no concelho a nível da gastronomia e, por outro lado, de uma forma indireta, incentivar o comércio e a restauração local, trazendo pessoas à vila, que frequentem os nossos restaurantes. São restaurantes de qualidade e numa altura em que, felizmente, na vila, assistimos nas últimas semanas à abertura de um conjunto de novos espaços que dão uma dinâmica diferente ao concelho”.

Quanto à escolha dos Festivais, o presidente explicou que “a fataça tem uma longa tradição de ligação à vila e ao concelho de Constância”, trazida pela relação aos rios e à atividade marítima “que marcou, durante séculos, toda a atividade comercial de Constância”. Já o javali, “algo mais moderno mas que também teve sempre a sua presença nos pratos confecionados nas nossas duas outras freguesias, Santa Margarida da Coutada e em Montalvo. Freguesias mais rurais onde a caça deste animal sempre teve um peso significativo na nossa vida diária”.

Os Festivais são “um sinal de apoio e de incentivo que a Câmara dá à restauração local e de projeção dos nossos restaurantes para o exterior”, afirmou o autarca.

O proprietário do restaurante D. José Pinhão considerou a iniciativa “louvável” e afirmou que “vai colocar Constância nos circuitos gastronómicos e turísticos”

O papel da Câmara é o da divulgação ficando a escolha e a confeção dos pratos a cargo dos restaurantes aderentes.

Quanto à escolha dos Festivais, o presidente da Câmara justificou pela diferença do que já existe.

Procurámos algo que não houvesse aqui à volta. Tivemos o cuidado de não estar a repetir nem a copiar outras iniciativas porque acho que não faz sentido. Cada vez mais temos que pensar as coisas enquanto região”, justificou Sérgio Oliveira.

A promoção de Constância é o objetivo principal dos certames, como confirmou o proprietário do restaurante D. José Pinhão.

Quanto aos pratos que poderão ser apresentados, foi o proprietário do restaurante Vila Camões quem deu alguns exemplos: “chanfana de javali, javali guisado ou no forno... há imensas formas de confecionar o javali e apresentar pratos que nunca cá foram confecionados. Na fataça, há os lombinhos, a fataça frita, assada no forno ou grelhada”. No entanto, deixou no ar “uma nova forma de a apresentar” que não quis, para já, revelar.

O retorno que Sérgio Oliveira pretende ter para o concelho com estes dois Festivais Gastronómico é, apenas e só, “promover e levar mais longe a marca Constância”.

Participam nesta primeira edição dos festivais gastronómicos do concelho os restaurantes D. José Pinhão, Leopoldina Tavernas, Os Lusíadas, Pezinhos no Rio e Vila Camões.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB