Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Festival Nacional de Teatro Especial começa amanhã em Abrantes

20/03/2016 às 00:00
fnates

O FNATES, Festival Nacional de Teatro Especial, vai decorrer no Teatro São Pedro, em Abrantes, de 21 a 23 de março, envolvendo grupos de teatro constituídos por atores com deficiência oriundos de diversos pontos do país.

Promovido pelo Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), que assinala o seu 39º aniversário a 23 de março, esta é a nona edição deste evento de âmbito nacional que realça a importância do teatro como "ferramenta terapêutica e pedagógica".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da direção do CRIA disse que o teatro surge para estes atores, na sua maioria jovens e adultos com deficiência, como "um meio facilitador da comunicação e da integração social", tendo feito notar que um dos objetivos da iniciativa é o de "concretizar a inclusão pela arte como forma de combater o preconceito social e a discriminação face à diferença".

Nelson de Carvalho destacou ainda os "momentos festivos e de realização pessoal" dos atores, "a mais-valia dos intercâmbios" ao nível das instituições de ensino especial de todo o país, a "divulgação do trabalho produzido" pelos jovens portadores de deficiência, assim como o "estimular da sua criatividade, o amor-próprio e o seu ego".

Para além disso, reforçou, o FNATES é "um instrumento de sensibilização do público em geral para a problemática das pessoas portadores de deficiência, e um veículo de promoção das suas capacidades e das coisas bonitas que são capazes de fazer".

Paralelamente ao FNATES decorre a Semana do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) do CRIA, com diversas exposições e colóquios subordinados às temáticas da "Sexualidade na Deficiência" e sobre a "Problemática do Envelhecimento e Qualidade de Vida na Deficiência".

Com um orçamento de cerca de 10 mil euros, a IX edição do FNATES começa na segunda-feira, dia 21, e vai contar com a participação de cinco grupos de teatro oriundos de vários pontos do país. No dia 23 de março, às 14h30, os atores do CRIA encerram o FANTES 2016 com a apresentação da peça "A diferença está naquilo que somos".

Em 2007 o Centro Recuperação e Integração de Abrantes foi distinguido com o Prémio "Igualdade na Diversidade", no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, pela realização do Festival Nacional de Teatro Especial.

O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, há 38 anos ao serviço de pessoas com deficiência. Trabalha diariamente com mais de 100 utentes de vários municípios da região Centro.

Lusa

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB