Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Habitantes de Santarém vão inspirar 14 artistas plásticos de seis países no II PictorIn

30/08/2019 às 00:00
Fonte: blogdaarte

O segundo PictorIn – Encontro Internacional de Artistas Plásticos vai acontecer de 1 a 10 de setembro, em Santarém, com a participação de 14 artistas de seis países que se vão inspirar no tema “Homens e Mulheres da cidade”.

Os trabalhos dos 14 artistas plásticos - da Alemanha, do Brasil, da Dinamarca, da França, da Rússia e de Portugal – vão estar expostos, a partir de 07 de setembro, no W Shopping e no Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, numa iniciativa que integra a programação do In.Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura, inserido no projeto municipal Santarém Cultura, afirma uma nota do município escalabitano.

Os artistas vão trabalhar na Incubadora de Artes, instalada numa antiga escola primária no centro histórico da cidade, estando ainda previstas atividades como pintura ao vivo na rua, instalações, pintura mural, palestras acerca do processo criativo, interação com crianças que frequentam a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém, entre outras.

No âmbito da iniciativa, na segunda-feira, dia 2, ao final da tarde, será inaugurada, na Sociedade Recreativa Operária, situada no Palácio Landal, no centro histórico, a exposição “Paisagens”, de Francisco Pereira, que integra a comissão organizadora do PictorIn e a “Culthouse” (Londres) e desenvolve o projeto “Pintar na rua/Brincar com arte”, que se realiza anualmente com crianças na cidade de Santarém.

Quinta-feira, a Praça Sá da Bandeira/Largo do Seminário será palco, durante a manhã, de uma intervenção que vai juntar crianças e adultos, num evento que junta utentes da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a associação Aqui Há Gato e a APPACDM.

No dia 09, os 14 artistas plásticos vão estar no Jardim das Portas do Sol para um “último olhar sobre o Tejo”, num desafio para que, numa hora, concebam obras de arte “até onde a sua vista alcança”, que podem ser pinturas, esculturas ou instalações, refere a nota.

O vencedor, escolhido por um júri, conquistará o Prémio Mário Rodrigues, atribuído pela primeira vez este ano em homenagem ao artista plástico escalabitano recentemente falecido.

Nesse dia, à noite, na Incubadora d’Artes, realiza-se um convívio entre os participantes e haverá dança flamenca, com Paula Nunes & Grupo.

A segunda edição do PictorIn resulta de uma parceria entre a Câmara de Santarém, a Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Santarém e os artistas plásticos Fernanda Narciso, Francisco Pereira e Ana da Silva, a atriz Rita Narciso e Cidália Rodrigues, viúva do pintor e escultor Mário Rodrigues.

(Lusa)

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB