Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Mação: "À Conversa com..." fala de incêndios e doenças respiratórias

15/05/2019 às 00:00
João Gaspar Marques

O próximo "À Conversa com..." chega mais cedo e terá lugar esta quinta-feira, dia 17 de maio. O tema, muito pertinente, sobre o qual podemos não estar a ter a atenção necessária, é o "Impacto dos Incêndios no Ar e na Saúde Respiratória". O Município de Mação convida a população a assistir a esta conversa, que tem como convidado o Dr. João Gaspar Marques, às 21h00, no Auditório do CC Elvino Pereira.

A poluição do ar é uma mistura de milhares de componentes. Todos estes componentes da poluição são lesivos para a saúde humana, mas os efeitos mais graves têm sido associados à matéria particulada. Existem diversos tipos de matéria particulada, de diferentes tamanhos e origens, nomeadamente incêndios, processamento e queima de carvão, emissões automóveis e industriais. Estas partículas, em função da sua dimensão depositam-se nas vias aéreas levando a inflamação das mesmas e condicionando doenças que atingem não só o pulmão como o resto do corpo humano. O conhecimento dos mecanismos, consequências e formas de prevenção desta exposição são fundamentais na promoção do bem-estar da comunidade onde nos inserimos.

Dr. João Gaspar Marques

. Médico Imunoalergologista do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central

. Mestre em Investigação Clínica pela Northeastern University (EUA)/Nova Medical School (Portugal)

. Doutorando em Medicina na Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

. Investigador no CEDOC – Integrated Pathophysiological Mechanisms Research Group

. Assistente Convidado de Fisiopatologia e Alvos Terapêuticos da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB