Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mação: Junta de Freguesia de Envendos inaugura piscina e área de lazer para miúdos e graúdos

11/06/2019 às 00:00

Churrasco, porco no espeto, bar aberto e animação foram os ingredientes necessários para criar um ambiente de festa que reuniu uma multidão de envendenses. Assim foi a inauguração da tão esperada Piscina dos Envendos, no dia 8 de junho.

Envolvida num espírito tipicamente português, com a atuação do rancho folclórico grupo de concertinas Alegria do Minho, a Junta de Freguesia de Envendos anunciou a conclusão da obra e o executivo descerrou a placa comemorativa de um projeto que, recorde-se, tinha sido iniciado e já inaugurado em 2017, ainda no mandato do anterior presidente Joaquim da Silva (PSD), mas que nunca ficara completo. Em declarações à Antena Livre, o atual presidente da junta de freguesia de Envendos diz que começou o trabalho numas instalações em que “tanto a zona da piscina como a zona do bar de apoio estavam nus e nem sequer eletricidade tinham”.

Mas o ‘dia D’ chegou e o sonho tornou-se realidade, com uma que cerimónia começou com uma bênção feita pelo cónego António Assunção, que atribuiu à nova piscina “a missão de cuidar do nosso corpo e ajudar a elevar a alma”, abençoando também “aqueles que aqui vierem”.

Animação com o Grupo de Concertinas Alegria do Minho

Perante a presença do povo, das várias entidades patrocinadoras e também de autarcas, como a presidente da Câmara Municipal de Nisa, o presidente da freguesia de Mina de Água (Amadora), e de representantes das autarquias de Ortiga, Cardigos e da União de Freguesias Mação, Penhascoso e Aboboreira, que saudaram o projeto, foi tempo de ouvir o discurso do presidente da Junta de Freguesia de Envendos, João Luís Pereira, que agradeceu a todos aqueles que tornaram o sonho possível, numa tarefa que se afigurou “muito difícil”.

Discurso de Inauguração da piscina pelo presidente da Junta de Freguesia de Envendos

“A política é a arte do possível. As montanhas só se aplanam quando avançamos sobre elas. Sonhei com este dia várias vezes e por tantas vezes esse sonho pareceu difícil de concretizar. Desde o momento em que herdei a função de colocar em funcionamento esta piscina até ao dia de hoje, foram dias, semanas e meses de incansável trabalho. A missão apresentou-se como muito difícil, e, por vezes, inalcançável. Os desafios eram imensos e o orçamento muitíssimo limitado. A cada pequeno passo que dava, as limitações do orçamento impediam-nos de avançar ao ritmo pretendido. No entanto, o meu objetivo era claro: garantir a todos que pudessem usufruir da piscina no verão de 2019”, admitiu João Luís Pereira, presidente da Junta de Envendos.

Placa simbólica da inauguração do complexo

O complexo, com eletricidade total, é composto pela piscina com dois tanques, um com 0,60 metros para crianças e outro com 1,65 metros, envolvida por um espaço de relva e ajardinado, espreguiçadeiras, chapéus de sol, um bar de apoio e uma cozinha equipados, com esplanada, wc e balneários, um fraldário e um wc adaptado a pessoas com deficiência, um parque infantil com atrações para os mais pequenos, como o tradicional jogo da macaca, bem como todo o equipamento de salvamento.

Parque infantil situado no interior do complexo, junto à piscina

“É com grande prazer que vos entrego hoje este espaço 100% concluído e pronto a ser usufruído por todos com a qualidade que merecem. Estou certo que irão encher este espaço de alegria e bons momentos de convívio”, declarou o presidente da Junta de Freguesia de Envendos.

João Luís Pereira deu conta de que este ano as entradas vão ser gratuitas e que o dia de abertura oficial está previsto para 15 de junho, embora ainda existam questões a resolver junto da entidade de saúde pública de Santarém.

A piscina de Envendos é complementada por um bar de apoio ao dispor dos cidadãos

Para o próximo ano, admite que “tem de se pensar na questão das pessoas contribuírem porque as despesas num complexo destes são enormes”.

Na cerimónia não esteve nenhum representante da maioria PSD do executivo da Câmara Municipal de Mação, que foi convidado a marcar presença na inauguração, tendo João Luís Pereira anunciado que apenas obteve resposta por parte da vereadora Margarida Lopes que desejou sucesso para o projeto. O presidente da Junta de Freguesia de Envendos disse “lamentar muito” o não comparecimento da maioria PSD do executivo maçaense.

A obra é um investimento “de milhares” feito pela junta de freguesia com apoio de empresas privadas sem as quais “não seria possível pôr isto no ar”, conta o presidente da junta de Envendos, que avança também que na conclusão da obra  “não houve investimento financeiro do município”.

João Luís Pereira deu conta da realização de uma reunião com o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, em que o assunto teve que ver com a existência de protocolos de apoio relativamente à manutenção do espaço, uma vez que “a Junta não tem capacidade técnica, nem logística, nem financeira para abarcar uma manutenção com esta complexidade, e o presidente da Câmara mostrou-se disponível e mandou-me fazer um ofício e neste momento está a dar apoio nos produtos, na manutenção e naquilo que é possível”.

Num dia que foi de festa, a animação durou tarde dentro com uma “festa de arromba”, música, dança, e os vários petiscos que juntaram centenas de pessoas na nova piscina da Junta de Freguesia de Envendos.

 

Reportagem: Ana Rita Cristóvão

Fotorreportagem: Carolina Ferreira

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB