Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mais de 100 escuteiros conheceram a Antena Livre no âmbito Jota-Joti

22/10/2018 às 00:00

Mais de 100 escuteiros de todo o concelho abrantino estiveram de visita às instalações da Antena Livre, no passado sábado, dia 20 de outubro.

A ação esteve integrada no Jota-Joti, uma atividade mundial, que põe em contacto mais de 1.8 milhões de escuteiros. As vias utilizadas foram a rádio e a internet. Assim, para perceberem o funcionamento de uma rádio, os vários escuteiros ficaram a conhecer a Antena Livre.

No local, foram recebidos pelo diretor geral da rádio, Luís Ablú Dias, pelas jornalistas Joana Margarida Carvalho e Patrícia Seixas e pelo diretor de programas, Paulo Delgado. Em estúdio tiveram oportunidade de conhecer a locutora da manhã, Anabela Maia, e a sua paixão por fazer rádio há muitos anos.

Foi um dia que permitiu aos mais de 100 escuteiros perceber todo o funcionamento da Antena Livre, os seus conteúdos e aquilo que a torna uma rádio de referência no panorama regional. Ainda no local, os escutistas tiveram oportunidade de conhecer o Jornal de Abrantes e a forma como é feito e colocado na rua todos os meses.

 

Integrado na ação, no Parque Tejo reuniram-se os agrupamentos de Abrantes, Chainça, Rossio ao Sul do Tejo, Tramagal, Alferrarede e Mouriscas. Assim, ao mesmo que se falava com escuteiros da outra ponta do globo, aproximavam-se os escuteiros de agrupamentos vizinhos.

Como não seria possível, nem saudável, ter os trezentos escuteiros do concelho sempre online e na rádio, fizeram-se turnos. Isto permitiu que enquanto uns tratavam das comunicações outros trabalhavam aquele que foi o tema mundial desta edição do Jota-Joti: A Vida na Terra. Assim, desde os mais pequeninos, os lobitos, até aos mais velhos, os caminheiros, todos estiveram empenhados em tornar a sustentabilidade do planeta uma realidade.

Foi a primeira vez que a atividade se realizou neste formato. No passado, os agrupamentos costumavam participar de forma individual. O novo molde trouxe novos desafios. Alguns deles foram ultrapassados pela cedência do Parque Tejo e do ringue do Rossio pela Câmara Municipal de Abrantes e pela União das Freguesias de São Miguel de Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, respetivamente. As avaliações da atividade revelaram que o saldo foi muito positivo. Para encerrar este Jota-Joti cantou-se, como de costume, a Canção do Adeus, e no ar ficou a promessa de para o ano se repetir.

Jota-Joti é maior atividade de escutismo a nível mundial. Jota é um acrónimo para Jamboree on the air e Joti significa Jamboree on the internet. Uma tradução livre resultaria em algo como "atividade mundial no ar (via rádio) e na internet".

Filipa Neto c/Antena Livre

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB