Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Montalvo: JICA anuncia extinção. Desfile de Carnaval poderá estar em risco

14/01/2019 às 00:00
Desfile de Carnaval 2018

A Associação Juvenil JICA - Juventude Inovadora Com Atitude, de Montalvo, anunciou este domingo que, após a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária, “foi decidido pelos sócios a extinção da mesma”.

Criada em Montalvo em meados de 2004, tem a sua data de fundação a 7 de dezembro de 2005.

Os problemas de falta de lista, de sócios e principalmente de uma sede de modo a podermos dinamizar as nossas atividades, foram os fatores determinantes para o desfecho da Assembleia. Neste sentido, a nossa missão enquanto Associação Juvenil chega ao fim”. Foi com estas palavras que a Comissão de Gestão, em funcionamento há cerca de dois meses, anunciou o fim da Associação, 13 anos depois do seu aparecimento.

João Monteiro, que preside a Comissão de Gestão, explicou a importância da falta de uma sede para a Associação pois “neste momento estávamos sedeados num balneário de árbitros de uma Associação aqui de Montalvo, o que não nos permite desenvolver diversas atividades por falta de condições, nomeadamente o Carnaval, que fazemos anualmente”.

Não sendo esta a única razão para a extinção da JICA, João Monteiro apontou a falta de sócios e anunciou que “cada vez mais, a tendência tem sido a de não aderirem ao associativismo”. Quanto às razões da falta de interesse por parte dos jovens, o presidente da Comissão de Gestão justifica dizendo que “também poderá ser porque os mais velhos não conseguem puxar pelos mais novos”. No entanto, “a verdade é que os mais jovens preferem estar a jogar computador em casa e, hoje em dia, temos que reconhecer, tudo o que não envolva dinheiro... é complicado trabalhar em prol de uma comunidade só por gosto. Infelizmente, essa é a verdade”.

Um tema importante nesta altura, visto estarmos já em janeiro, é saber se haverá desfile de Carnaval em Montalvo este ano. João Monteiro diz “que essa é uma questão que não posso nem consigo responder. Ainda durante esta semana vou reunir com a presidente da Junta de Freguesia de Montalvo e vamos tentar resolver as coisas da melhor maneira. Eu, como residente em Montalvo, gostava muito que sim. Sei que não deverá ser um processo fácil, mas ajudarei no que puder”.

Depois do anúncio da extinção da JICA, a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), enviou um email onde afirmava que tinha sido “com profunda tristeza que recebemos esta notícia”.

Afirmou que “a JICA revelou uma atividade e um dinamismo exemplar, com projetos de qualidade” e que “a Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, está disponível para colaborar noutros projetos com as pessoas que constituíam esta associação, que desenvolvia um importante trabalho com jovens”.

Questionado a este respeito, João Monteiro não descartou o desafio e adiantou mesmo que “esse assunto foi falado na Assembleia e, muito provavelmente, iremos continuar. Até porque há vários elementos da ainda nossa Comissão que vão integrar outra associação em Montalvo e continuar no ativo”.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB