Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mouriscas: Largo do Espírito Santo inaugurado em dia de festa

21/05/2018 às 00:00

Foi inaugurado este domingo o Largo do Espírito Santo, em Mouriscas. Intervencionado devido à vitória do projeto na 1ª edição do Orçamento Participativo Municipal, foi no dia da festa do Espírito Santo que a população mourisquense se apropriou do espaço que conta agora com zona de lazer e desportiva. O projeto teve como proponentes Ana Margarida Pedro e António Louro.

Na cerimónia de descerramento da placa de inauguração, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, referiu que “Mouriscas precisa de investimento, de requalificação do espaço público e temos vindo a fazer, paulatinamente, aquilo que tem sido o esforço municipal para chegar a todas as freguesias do nosso concelho”.

“Queremos dar continuidade a um conjunto de investimentos no espaço público para melhorar a vossa qualidade de vida”, anunciou a autarca.

Lembrou que esse investimento começou “com uma obra que, infelizmente, não correu como nós gostaríamos mas que hoje já está a funcionar e bem e que tem a ver com a instalação do saneamento básico. Depois, com esta intervenção”.

“Esta intervenção, sendo no âmbito da 1ª edição do Orçamento Participativo, só veio adiantar aquilo que era a nossa expetativa de intervenção aqui nas Mouriscas”, disse a presidente.

Pedro Matos, presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, anunciou que o novo espaço se destina ao “lazer, à prática desportiva com ginásio ao ar livre e ao recreio dos mourisquenses”.

“Veio substituir o anterior, um local de referência e com valor simbólico para a população, pois durante muitos anos aqui se realizaram as festas de Mouriscas”, disse o presidente da Junta que fez questão de agradecer aos proponentes a submissão deste projeto vencedor.

Tendo como adjudicatário a Construforte – Sociedade de Construções e Empreitadas, Lda, o projeto teve como principal objetivo “a requalificação do espaço público e a sua transformação num espaço polivalente de lazer e estadia, maioritariamente pavimentado em calçadas de calcário e granito, dotado de equipamentos que potenciem a sua utilização nomeadamente através da colocação de mobiliário urbano, de equipamentos de ginásio ao ar livre (fitness) e remodelação da iluminação pública. Com uma área de intervenção de 2.079 m², é um espaço com vegetação arbórea, cuja forma, tamanho e coloração da folhagem e flores delimita o espaço e marcação de zonas de estar para além de fornecer proteção ao sol”.

Campo das Aldeias vai acolher mercado de domingo

Maria do Céu Albuquerque adiantou ainda querer “fazer mais” em Mouriscas e anunciou que é intenção da Autarquia “criar condições para melhorar o campo de futebol da Casa do Povo [conhecido como Campo das Aldeias] (…) e em breve vamos entregar uma quantia pequena para preparar, rapidamente, de forma a que as festas possam acontecer naquele espaço. Depois, vamos melhorá-lo definitivamente, não só para servir como campo de futebol mas também para instalar, como deve ser, aquilo que é uma grande atividade económica e social desta freguesia e que tem a ver com o mercado. Essa vai ser a nossa prioridade”.

Condições de segurança, condições legais e com a situação regularizada são os objetivos da Autarquia para o mercado que se realiza aos domingos de manhã em Mouriscas e que, atualmente, continua a ocupar as vias de comunicação no centro da freguesia.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB