Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Mouriscas: Município renova acordo com ACATIM para prestação de cuidados de saúde

10/04/2024 às 12:15

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na reunião de dia 2 de abril, o montante de 10.080 euros para celebração de acordo de colaboração com a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade das Mouriscas, no âmbito do projeto “Bata Branca”.

Através do projeto “Bata Branca”, que envolve uma parceria conjunta entre a Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULSMT), a ACATIM e o Município de Abrantes, é disponibilizada pela ULSMT uma comparticipação financeira de 27 euros/hora para os médicos realizarem as consultas de saúde do adulto e do idoso. O valor remanescente da compensação aos médicos é, neste caso, comparticipado pelo Município de Abrantes através do protocolo celebrado com a ACATIM, com o montante máximo de 15 euros/hora, por cada clínico, dos quais 2 euros/hora são destinados a apoio aos custos administrativos a incorrer pela ACATIM.

Este acordo entre o Município e a ACATIM visa complementar o acordo de cooperação celebrado entre a Unidade Local de Saúde e a IPSS de Mouriscas onde esta última se compromete a assegurar, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde, a prestação de serviços e cuidados de saúde à população com inscrição no Polo de Saúde de Mouriscas. O acordo prevê a realização de 14 horas semanais de consultas.

Com este acordo, estabelecido no âmbito do projeto “Bata Branca”, os utentes inscritos no Polo de Mouriscas, da Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) Abrantes, terão acesso a médico especialista em Medicina Geral e Familiar até 31 de dezembro de 2024.

Para o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “nós fazemos a colaboração que entendemos relevante para cada situação e não intervimos nas questões técnicos e, nesse sentido, conseguimos com a ULS acordar com dois médicos para a prestação de cuidados de saúde para dar maior resposta à população de Mouriscas”.

O autarca de Abrantes destacou ainda “o empenho da autarquia” para a implementação da Unidade de Saúde Familiar para o norte do concelho que servirá as freguesias de S. João, São Vicente e Alferrarede, Mouriscas, Rio de Moinhos, Carvalhal, Fontes, Aldeia do Mato e Souto.

Para combater a falta de oferta de médicos de família no concelho de Abrantes, na reunião de Câmara de dia 2 de abril, foi ainda aprovado por unanimidade o início do procedimento de revisão do Regulamento Municipal de Incentivos Financeiros a Médicos que integram as USF do concelho. O Município de Abrantes “mantém interesse na continuidade de existência destes incentivos de forma a não perder os recursos médicos existentes no concelho, no entanto, torna-se necessário alterar o Regulamento Municipal de Incentivos Financeiros a Médicos, face à atual organização dos serviços de saúde”.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB