Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Novos desafios das atividades artesanais em discussão em Constância

18/06/2018 às 00:00
Foto de Paulo Sousa

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior está a preparar um encontro para debater os desafios dos artesãos e produtores agro-alimentares. A iniciativa irá decorrer na Casa-Memória de Camões, em Constância, às 17h, na quarta-feira, dia 20 de junho.

Falar destes produtos genuínos portugueses, quais os desafios e como, através da inovação e do trabalho conjunto, se pode ultrapassar os obstáculos do dia-a-dia, são os objetivos desta ação da TAGUS.

Este encontro temático contará com as intervenções da ATHACA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, da B’TEN - Business Talent Enterprise Network e da TerraProjectos – Consultoria Agrária, Agro-Alimentar e Ambiental, Lda.

A Associação de Desenvolvimento Local do Minho, através do seu Técnico Coordenador, partilhará a experiência de como foi construir a “Rota do Linho e do Ouro”. Outro testemunho será o do empreendedor João Pereira, fundador das empresas  TerraProjectos e da Beira Baixa Inesquecível Lda – Turismo de natureza e gastronomia beirã, membro da direção de várias associações e cooperativas de produtores e ainda diretor da Revista Frutas, Legumes e Flores.  

Já a B’TEN estará presente através de dois dos seus consultores. José Vasconcelos irá debruçar-se sobre o que mudou na atividade rural nestes últimos 30 anos, “como se passou de produção agrícola e alimentar artesanal baseada numa lógica de produção em que o escoamento estava garantido, para uma atividade em que impera a diferenciação e a garantia de escala”. Já a intervenção de Sérgio Lorga será sobre a evolução dos mercados, novos modelos de integração e dinamização de ações associadas ao artesanato.

O encontro, inserido no projecto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, através do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), terminará com a apresentação da TAGUS sobre as linhas futuras que tem preparadas para apoiar artesãos e produtores.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB