Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

“O maior desafio é adquirir sede própria"

18/11/2018 às 00:00

O Orfeão de Abrantes cumpre em Janeiro de 2019 a notável idade de 90 anos. Teve na cidade um papel de primeira importância, que não é possível aqui sequer esboçar. E continua com um trabalho de reconhecida qualidade no campo da música, em especial da música coral. Elisabete Pereira é membro do Coro e do Cant’Abrantes e presidente da Direção. Nestas qualidades, fala-nos da associação mais distinguida do concelho e do momento que está a viver.

Como está o Orfeão, com quase 90 anos?

Vivo, a trabalhar, confiante e com projetos de futuro, empenhado em ser uma associação ativa.

Como chegou ao Orfeão de Abrantes?

Convidada por um coralista, Vitor Moura, que me vendeu uma casa. Em conversa e porque eu já vinha de outros grupos corais, quando era jovem… vim aqui ter.

E à direção?

Através da Helena Bandos, que me antecedeu. Como ela tinha muitas atividades além do Orfeão, começou a puxar-me para os trabalhos da Direção. Costumava fazer uns jantares em casa dela para os membros da direção e convidava-me sempre. Quando ela saiu… acabei por ficar eu.

Quais os principais projetos do Orfeão de Abrantes?

O que está nos estatutos da associação é o ensino da música e a sua divulgação, em especial a música coral e a música popular portuguesa. Isso faz-se através dos diversos projetos,

o Grupo Coral, a Escola de Música e o Cant’Abrantes. E, apenas com um ano, o Grupo de Cavaquinhos.

E o Encontro de Coros do Ribatejo?

Sim, esse é um projeto dos vários grupos corais do Ribatejo e, portanto, nós participamos. Este ano vai ser em Ourém.

Que atração tem cantar em coro?

É trabalhar as vozes em polifonia. Eu sou um trinta avos [uma em trinta elementos], trabalho uma peça, depois cada naipe ou conjunto de vozes ensaia por si, e finalmente, cantamos em conjunto. Gosto muito, sempre gostei. Pegar numa pauta, cantar com quatro ou cinco [conjuntos de] vozes diferentes e conseguir um resultado maravilhoso. É fantástico.

O que representa uma deslocação ao estrangeiro?

Ah!, é – e mais uma vez foi, este ano, à Hungria – fantástico. É sempre o culminar de um trabalho que queremos mostrar a nós próprios – também trabalhamos para nós – mas também mostrar aos outros. Nas idas ao estrangeiro, esses outros têm uma história musical diferente. Na Hungria, a sua história musical é fantástica, muito desenvolvida, e nós vamos mostrar-lhes um bocadinho da música coral portuguesa. Neste ano, num espetáculo apresentámos praticamente só músicas de Lopes Graça.

Como se entra para o coro?

Uma pessoa pode vir à nossa sede, assistir a um ou dois ensaios, e depois se lhe agradar e se tiver potencialidade, gosto e disponibilidade para os ensaios, um por semana, e as saídas, o maestro faz-lhe um pequeno teste que coloca a pessoa num dos naipes ou tom de voz, e… talvez acabe por ficar. Depois, é trabalho.

Quais os principais desafios?

O mais importante é conseguirmos continuar a trabalhar. Porque em 1929, quando o coro foi criado, as solicitações eram escassas. Hoje, as solicitações são muitas. Por isso, precisamos de ter capacidade de juntar as pessoas e trabalhar com elas. E cada vez mais gente “nova”. E são os jovens que têm mais solicitações e, além disso, terminado o secundário vão estudar para fora e durante vários anos. Por isso, temos de estar sempre a renovar e os novos têm de começar do princípio.

O maior desafio, que é um projeto, é ter sede própria. O que está em cima da mesa é comprar o atual edifício, que não é nosso, e fazer dele um centro cultural dedicado à música. Temos a escola de música no edifico Carneiro, de onde vamos ter de sair em breve, e esta seria uma boa solução. Estamos preocupados, porque este projeto está… encalhado. 

Como vai ser a celebração dos 90 anos?

Estamos a trabalhar nisso, e temos já dois pontos do programa. Um, a edição de um livro sobre os 90 anos do Orfeão de Abrantes. O outro, um grande concerto, para o qual estamos a preparar, com orquestra, uma obra de um compositor contemporâneo, a Missa Brevis, de Jacob de Haan, lindíssima. Em ambos os casos, lá para Julho. Outras atividades estão ainda em preparação, entre outras, concertos da Escola de Música e mais um Encontro de Música Tradicional Portuguesa.

José Alves Jana

 

Orfeão de Abrantes

Fundação: 20 de Janeiro de 1929

Contacto: 241 371 797

http://www.orfeaodeabrantes.com/

orfeaodeabrantes@gmail.com

 

Secções:

Grupo coral:

12 homens e 16 mulheres

Maestro: Tiago Rodrigues

Países em que já cantaram: Portugal, França, Bélgica, Espanha e Hungria

Escola de música:

Criação: 1992

Alunos: 25

Instrumentos: Guitarra acústica, Guitarra Eléctrica, Piano, Bateria, Baixo, Violino, Saxofone, Flauta transversal e canto

Cant’Abrantes:

12 elementos

Grupo de Cavaquinhos:

8 elementos

Alguns nomes da história do Orfeão de Abrantes:

Maestros: João Pereira dos Santos, Pinto Ribeiro, Henrique Santos e Silva, e Rui Picado

Presidentes da direção: António Cortez, Manuel Dias, Mário Pissarra e Helena Bandos

 

Distinções:

Comendador da Ordem de Benemerência - Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo

Medalha de Mérito Cultural - 1984 - Ministério da Cultura

Medalha de Mérito Cultural - 1996 - C. M. de Abrantes

Sócio Benemérito da Liga dos Combatentes da Grande Guerra

Medalha de 50 anos -  Sócio Benemérito da Liga dos Combatentes

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB