Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

"Os Carvoeiros do Pego: Usos e costumes". Um contributo para a cultura pegacha por Joaquim Gomes dos Santos

16/09/2019 às 00:00
No passado dia 14 de setembro, na Junta de Freguesia do Pego, foi apresentado o livro "Os Carvoeiros do Pego: Usos e costumes", da autoria de Joaquim Gomes dos Santos.
 
Integrada na Feira do Petisco e do Artesanato do Pego, a apresentação do livro contou com a presidente de Junta, Florinda Salgueiro, bem como do vereador da cultura do Município de Abrantes, Luís Dias, que congratularam a bibliografia sobre a cultura do Pego e do concelho, que ficaram assim mais enriquecidas com esta publicação.
 
O autor, Joaquim Gomes dos Santos, é filho de carvoeiros e ele próprio conheceu a experiência das carvoarias. Foi professor de Matemática no segundo ciclo e, aquando do estágio, mostrou ao vivo na Escola D. Miguel de Almeida, em Abrantes, como se faz carvão pelo método tradicional. Sobre a atividade da carvoaria, foram já publicados na revista Zahara (nº 8, Nov 2006) dois trabalhos: “O carvoeiro”, de Joaquim de Sousa Gil, e “A mulher nas carvoarias”, de Isilda Jana, este seguido de um “Vocabulário carvoeiro”. Entretanto, o autor da obra que agora sai à rua deu-se ao trabalho de organizar as suas memórias e completá-las com informação recolhida junto dos “últimos” carvoeiros, passando o conjunto a um cuidado escrito. O resultado é uma narrativa cheia de informação e de pessoas vivas numa atividade de uma dureza que fica bem documentada.
 
A edição é da Cres.Ser - Associação de Desenvolvimento Pessoal e Comunitário e conta com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes (através do FinaAbrantes). Para a Cres.Ser, a presente edição é mais um passo na divulgação da cultura popular, sobretudo das gerações do passado próximo, um complemento ao trabalho que vem desenvolvendo com idosos em várias freguesias do concelho.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB