Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Autárquicas 2025: PS e PSD asseguram governabilidade em Vila Nova da Barquinha (ATUALIZADA)

3/11/2025 às 10:45

Na sequência dos resultados eleitorais das Autárquicas de 12 de outubro, o Executivo Municipal de Vila Nova da Barquinha é composto por dois eleitos pelo Partido Socialista, dois eleitos pelo CHEGA e uma eleita pelo PPD/PSD.

Num Executivo frágil, a governabilidade do concelho está já assegurada.

O Partido Socialista chegou a acordo com a vereadora eleita do PSD, Paula Gomes da Silva, para integrar o Executivo municipal, assumindo a vereação a tempo inteiro e com pelouros.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Manuel Mourato, explica que “após um período de ponderação e diálogo institucional, decidi convidar para a formação do executivo municipal, com pelouros, a colaboração da vereadora eleita pelo PSD, com quem partilho a vontade de garantir estabilidade governativa e assegurar uma gestão eficaz, responsável e orientada para o bem comum de todos os barquinhenses”.

Segundo o autarca agora empossado, “esta decisão reflete um compromisso com a governabilidade, a cooperação democrática e a procura de soluções que sirvam os interesses de todos os cidadãos de Vila Nova da Barquinha, independentemente das preferências políticas que advogamos e interesses partidários”.

Com esta opção, “queremos assegurar que o município dispõe de condições para concretizar os projetos e medidas que os cidadãos esperam e merecem, com uma gestão baseada na seriedade, no diálogo e na responsabilidade”, pode ler-se.

Também o PSD de Vila Nova da Barquinha enviou comunicado à redações onde explica que “decidiu assumir uma posição de colaboração institucional com o PS, num entendimento que visa garantir a estabilidade governativa e o bom funcionamento da Câmara Municipal. Esta decisão nasce do sentido de responsabilidade e do compromisso que sempre tivemos com a nossa terra e com a nossa gente”. Acrescenta que “vivemos tempos em que a política deve ser feita com maturidade e sentido de responsabilidade, colocando de parte o que divide e focando no que verdadeiramente importa - melhorar a qualidade de vida das pessoas, apoiar o desenvolvimento local e valorizar o potencial do nosso concelho”.

Contudo, “queremos deixar claro que não deixaremos de ser oposição. Mas faremos uma oposição construtiva, participativa e comprometida com o desenvolvimento do nosso concelho do nosso concelho”. Afirma os sociais-democratas que “não estamos nesta caminhada por interesses partidários. Estamos pela Barquinha, pelas pessoas e pelo que a Barquinha merece. Queremos um concelho que continue a crescer, a inovar e a afirmar-se como um exemplo de progresso, união e participação cívica”. Até porque, como é referido no comunicado, “não queremos bloqueios, divisões, nem um concelho estagnado - queremos soluções, desenvolvimento, progressos e oportunidades para todos os barquinhenses”.

Para além do presidente Manuel Mourato (PS), o Executivo Municipal é ainda composto pelos vereadores Tatiana Horta (CH), Marina Honório (PS), Paula Silva (PSD) e Henrique Fortunato (CH).

O Executivo Municipal terá então, com pelouros, os dois eleitos pelo PS e a eleita pelo PSD e, na oposição, os dois eleitos pelo CHEGA.

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - outubro 2025
Jornal de Abrantes - outubro 2025
PUB