Portugal venceu na noite deste sábado 13 de Maio, o Festival Eurovisão da Canção.
O tema Amar Pelos Dois interpretado pelo jovem Salvador Sobral de 27 anos, com letra e música da sua irmã Luísa Sobral, venceu o certame com 758 pontos, tendo sido a mais votada no júri e no televoto. Foi uma noite repleta de emoções.
É a primeira vez que Portugal, participante no certame desde 1964, vence o concurso.
Itália, a outra grande favorita à vitória, ficou na quarta posição, com 334 pontos.
Na votação do júri, o nosso país recebeu 12 pontos, a pontuação mais alta, da Suécia, São Marino, Letónia, Israel, Espanha, França, Lituânia, Arménia, Islândia, Sérvia, Suíça, Holanda, Geórgia, Hungria, Eslovénia, Polónia, Reino Unido e República Checa.
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou "Fez-se história hoje", enquanto o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa dizia que "Quando somos muito bons, somos os melhores do mundo. Parabéns Salvador Sobral". Já o músico brasileiro Caetano Veloso, afirmava no twitter que "O Salvador Sobral é bom demais".
No final do certame, ainda eufórico, Salvador dizia que "Vivemos num mundo de música descartável, de música 'fast-food' sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória da música, das pessoas que fazem música que de facto significa alguma coisa. A música não é fogo-de-artifício, é sentimento. Vamos tentar mudar isto. É altura de trazer a música de volta, que é o que verdadeiramente interessa".
A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada no Centro Internacional de Exposições de Kiev, na Ucrânia, por 26 países. O vencedor foi decidido pelo voto do público e por um júri profissional de cada um dos países participantes.
Salvador Sobral tinha já emocionado o centro de exposições de Kiev na primeira semifinal. Confirmando o favoritismo que lhe atribuíam as casas de apostas e a imprensa internacional, o cantor português conquistou o apuramento para a final na passada terça-feira.
Amar Pelos Dois marca o regresso de Portugal a uma final do Festival Eurovisão da Canção, o que tinha acontecido pela última vez em 2010. Nesse ano, Filipa Azevedo chegou à final com “Há Dias Assim”, tendo ficado em 18º lugar. Em 2016, Portugal não participou no festival europeu.
Portugal estreou-se no Eurovision Song Contest em 1964, ano em que António Calvário interpretou o tema “Oração”, que não obteve qualquer voto. Em 1996, Portugal alcançou um sexto lugar com a canção “O meu coração não tem cor”, uma música cantada por Lúcia Moniz.
Recorde aqui a interpretação de Salvador Sobral, neste dia histórico: