Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sardoal: Luís Manuel Gonçalves vai dar nome ao Arquivo Histórico Municipal

14/03/2019 às 00:00

A Câmara Municipal de Sardoal aprovou ontem, na reunião do executivo camarário, a atribuição do nome de Luís Manuel Gonçalves ao Arquivo Histórico Municipal.

A proposta recolheu a unanimidade dos eleitos, tendo a maioria PSD e os vereadores da oposição do PS, reconhecido que a atribuição do nome de Luís Manuel Gonçalves àquele equipamento histórico seria a justa homenagem a fazer-se.

Luís Manuel Gonçalves (na foto) faleceu no dia 27 de fevereiro, aos 66 anos, vítima de doença prolongada. 

 

Nessa sequência, a Câmara Municipal de Sardoal declarou um dia de luto municipal no dia 2 de março, pela morte do antigo vereador e vice-presidente do Município.

À margem da reunião de Câmara desta quarta-feira, Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal disse à Antena Livre que Luís Manuel Gonçalves “dedicou pelo menos 40 anos da sua vida à investigação e ao tratamento dos conteúdos históricos do nosso concelho”. E deu alguns exemplos: “O livro “Sardoal do Passado ao Presente – Alguns subsídios para sua monografia” é um documento que desde 1992 que é utilizado como a nossa verdadeira história e monografia. Um trabalho que é utilizado, constantemente ao longo destes anos, pelos nossos alunos, pela nossa escola e também por todos aqueles que querem conhecer a história do Sardoal”.

Festividades Religiosas do Concelho de Sardoal, obra editada em 2000, uma edição da Câmara Municipal e cujo o autor é também Luís Manuel Gonçalves”, foi outro exemplo referido por Miguel Borges.

Além destes livros publicados, “Luís Manuel Gonçalves tem também um trabalho de investigação que tem sido espelhado pelas redes sociais e alguns trabalhos praticamente concluídos sobre outros assuntos, nomeadamente, sobre Gil Vicente”, referiu o presidente, tendo vincado que “é de todo mais do que justo que o Arquivo Histórico Municipal passe a ter o seu o nome”.

O autarca disse ainda que “Luís Manuel Gonçalves é a imagem da nossa história local, do interesse e da dedicação por essa história local. Foi vereador e vice-presidente, foi presidente da Associação TAGUS e além de político, foi dirigente associativo com grande empenho no nosso concelho”.

A atribuição do nome de Luís Manuel Gonçalves ao Arquivo Histórico Municipal será agora submetida à aprovação da próxima Assembleia Municipal de Sardoal.

A proposta recolheu a unanimidade dos eleitos na reunião de Câmara. 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB