Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Senhora dos Avieiros volta a descer o Tejo em Cruzeiro cultural e religioso

21/05/2019 às 00:00

A Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo volta a ter a sua peregrinação anual percorrendo o rio Tejo, de Santiago de Alcântara e Oeiras com paragens agendadas em várias localidades ribeirinhas. A viagem da imagem peregrina tem início no sábado, dia 25 de maio e termina, 15 etapas depois, a 23 de junho em Oeiras. Desde o início, 2013, é o primeiro ano em que o Cruzeiro Religioso tem início em Espanha.

Na nossa região a peregrinação tem quatro etapas, 26 de maio e depois 1, 2 e 7 de junho. A 26 de maio sai de Vila Velha de Rodão, passa pelo Fratel, Amieira do Tejo, Barca da Amieira, Praia do Alamal e depois finaliza em Ortiga, pelas 19 horas.

No dia 1 de junho, a terceira etapa começa em Ortiga, às 10 horas, às 11 horas passa em Alvega, às 12 horas em Mouriscas, 15.30 no Pego, 17 horas chega a Rossio ao Sul do Tejo e segue de carro para o Tramagal, onde segue para a igreja Matriz, cerca das 19 horas.

No dia 2 de junho arranca outra etapa em Tramagal, pelas 10 horas, seguindo-se Rio de Moinhos às 10.30h, Amoreira, pelas 11h, Constância às 13.30h, Praia do Ribatejo às 16h, Tancos às 17.30h, Arripiado 17.45h e Vila Nova da Barquinha às 19 horas.

No dia 7 de junho arranca nova etapa, com partida de Vila Nova da Barquinha agendada para as 11 horas e a chegada a Vale de Figueira.

A organização desta peregrinação, ou Cruzeiro Religioso como também é designado, é da Associação Confraria Ibérica do Tejo, que explicou, em comunicado que o percurso de 250 quilómetros está dividido por 15 etapas e cerca de 60 paragens. O núcleo central da peregrinação é feito por três bateiras, uma com 100 anos e outra com cerca de 70. Depois juntam-se outros barcos locais, dois dos fuzileiros, e das corporações de bombeiros que garantem a segurança dos participantes.

 

Ainda segundo a Confraria “é na sequencia de um conjunto de estudos realizados pelo Instituto Politécnico de Santarém sobre os Avieiros e em conjunto com a Igreja Católica que nasce a Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, em honra de quem é realizado o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. A imagem da Nossa Senhora do Avieiros e do Tejo foi consagrada na catedral de Santarém, pelo bispo de Santarém e foi coroada em Vila Velha de Ródão pelo bispo de Portalegre”.  

Nossa Senhora dos Avieiros ou do Tejo volta a descer o Tejo.

 

Pode consultar o programa e os horários previstos para a peregrinação deste ano (clique aqui)

 

 

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB