Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Sofia Silva Mota tomou posse como diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes para o quadriénio 2019-2022

22/05/2019 às 00:00

Sofia Silva Mota tomou posse esta quarta-feira, dia 22 de maio, como diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Doutorada em línguas e literaturas românicas comparadas, assume pela segunda vez a direção da ESTA depois de um primeiro mandato de quatro anos iniciado em 2015.

A cerimónia de tomada de posse abriu com um discurso feito pelo presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Freitas Coroado, perante a presença de várias entidades da região, em que disse começar-se agora “o início de um novo ciclo” e ser “um duplo gosto” estar presente na cerimónia de posse em Abrantes, uma fez que a ESTA celebra este ano 20 anos de existência, destacando que anseia “pela finalização das novas instalações, para dar unidade à Escola”.

A diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Sofia Mota, e o Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, João Freitas Coroado

O presidente do Instituto Politécnico de Tomar disse que a nomeação de Sofia Silva Mota foi feita “na convicção de que conduzirá a ESTA segundo diretrizes de exigência traçadas no plano de ação" para o novo quadriénio” e foi “baseada na experiência e trabalho desenvolvido no quadriénio passado, onde a restrição de financiamento impôs a redução de recursos humanos, a diminuição da renovação de equipamentos e a diminuição da manutenção das infraestruturas”.

João Freitas Coroado destacou a “dedicação e empenho da doutora Sofia na condução da ESTA e neste novo ciclo é a pessoa indicada para implementar as transformações que se impõem para responder às exigências e compromissos, naturalmente com a participação de todos, docentes, não docentes e estudantes”.

“Finalmente, e norteados por um futuro ousado e sustentável, conto com a participação e  compromisso de toda a academia”, num trajeto que “não vai ser fácil e vai exigir muito de nós”, concluiu.

O presidente do Instituto Politécnico de Tomar pediu ainda um minuto de silêncio, para as 11h10, em jeito de celebração do dia internacional da biodiversidade que se assinala esta quarta-feira.

Seguiu-se o momento alto da cerimónia, com o momento de tomada de posse por parte da diretora - onde afirmou solenemente cumprir as funções que se foram confiadas - ao qual sucedeu o discurso da mesma. Mas as novidades ainda estavam para chegar.

Momento solene de tomada de posse da diretora da ESTA

No seu discurso, Sofia Silva Mota destacou que a presente tomada de posse resulta “da prova de confiança que o senhor presidente do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) em mim depositou e que muito me honra. Vejo nesta minha recondução o reconhecimento do trabalho que levei a cabo no meu anterior mandato e, pese embora seja necessário dar-lhe continuidade, importa ainda redefinir rumos, alavancar novas estratégias e criar oportunidades”.

Sofia Silva Mota diz que tudo fará “para estar à altura deste novo desafio” com “motivação, total lealdade e dedicação na afirmação de uma ESTA mais consistente e mais atrativa, contribuindo, inequivocamente, para um IPT mais forte e competitivo, reforçando a sua marca enquanto valor de referência ao nível regional, nacional e internacional”.

A diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes diz que a escola deve “procurar responder aos desafios da nossa sociedade moderna” sendo capaz de “propiciar o acesso a uma oferta formativa atual, versátil e em consonância com as necessidades da sua região de influência, ao mesmo tempo que deverá ser suficientemente flexível para se adaptar rapidamente aos novos estímulos e às mudanças constantes”, bem como ter um papel mais interventivo na sociedade, alinhando com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

BALANÇO DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ABRANTES

Sofia Silva Mota deu conta de que, no último quadriénio, a ESTA criou 9 CTeSP, reestruturou duas licenciaturas e criou quatro novas Pós-Graduações.

Atualmente, mais de 54% dos docentes da Escola são doutorados e 33% especialistas, o que se traduz num aumento de 50% dos docentes do quadro do Instituto Politécnico de Tomar afetos à ESTA. Mas não só. Sofia Silva Mota refere também a abertura de concurso para os três primeiros Técnicos Superiores da ESTA e o aumento de 10% no número de estudantes e de 57% de estudantes de 1º ano/1ª vez como conquistas do mandato dos últimos quatro anos.

Destacou também uma ESTA sinónimo de projetos de investigação, de mais criatividade, de mais parcerias institucionais com “escolas secundárias, empresas, autarquias e associações”, de maior abertura à comunidade ainda sinónimo de uma “relação mais estreita com a Câmara Municipal de Abrantes, culminando com a criação, por parte do seu novo Presidente e do seu executivo, do pelouro do Ensino Superior, que muito nos orgulha, atribuído à senhora vereadora Paula Grijó”.

NOVIDADES PARA O QUADRIÉNIO 2019-2022

A diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes apresentou o Plano de Ação para o novo mandato, dando conta de seis objetivos estratégicos que pretende ver cumpridos nestes quatro anos de mandato, e onde as novidades marcam presença. Um plano que admite ser “ambicioso e exigente” e que importa agora conhecer:

  • Promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento da oferta formativa: a diretora da Escola Superior admite que “importa confirmar e reforçar o alinhamento dos cursos da ESTA com as necessidades de formação exigidas pelo mercado”, pelo que será criado um Gabinete de Estudos e Estratégia da ESTA, integrando “elementos das forças vivas e do tecido empresarial da região, por forma a se analisar as carências de formação existentes e criar cursos de curta duração, CTeSP ou formações pós-graduadas apoiadas pelas empresas em parceria com instituições de ensino superior nacionais e internacionais”; serão ainda potenciadas ações junto dos estudantes que permitam a aquisição de competências como aprendizagem de línguas estrangeiras, capacidade de trabalho em equipa e de fomento de espírito crítico, bem como a utilização de espaços adaptados ao ensino à distância; a criação de um Gabinete de Apoio Educativo da ESTA, a reintrodução da figura do tutor, a criação de Prémios de Mérito – estes em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes – bem como a melhoria do acesso dos estudantes a consultas médicas e ainda a “criação de uma nova residência de estudantes”, que está em fase de estudo, são outras das medidas propostas por Sofia Silva Mota para combater o abandono escolar e potenciar a integração dos estudantes na cidade de Abrantes.
  • Fomentar a internacionalização: a diretora assume que terão de ser reforçadas as “interações já encetadas com instituições de ensino superior italianas e brasileiras, bem como ampliados os contactos com outras instituições de ensino, por forma a aumentar os intercâmbios de estudantes, professores e staff” e de “potenciar a realização de projetos de investigação aplicada nas áreas de competência e de conhecimento da ESTA”. Nesse sentido, vão ser criados dois Mestrados Erasmus Mundus, nas áreas da comunicação e das tecnologias informáticas (acompanhados pela criação de um coordenador Erasmus da ESTA) bem como uma aposta nas formações à distância, visitas a instituições estrangeiras e aposta em cursos de curta duração.
  • Incentivar a partilha e valorização de conhecimento: Sofia Silva Mota diz que é necessário “reforçar as parcerias tecnológicas, bem como estabelecer ligações mais efetivas com o parque tecnológico Tagus Valley” que reverterá na “sustentação de um ecossistema inteligente entre o município, o Parque Tecnológico e a ESTA”; defende também a criação de mecanismo de incentivo à produção científica e artística, com o intuito de “estimular o desempenho dos centros de investigação do IPT em curso de registo pela FCT, nomeadamente o Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes e o Centro de Investigação em Cidades Inteligentes”, sendo para isso necessária.
  • Fortalecer as relações com a comunidade: para isso, a diretora da ESTA anunciou a vontade de criar a ESTA TV, agregando as valências de vários cursos da Escola, permitindo aos estudantes a “aplicação direta dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e ao mesmo tempo criando valor acrescentado capaz de fomentar o desenvolvimento integrado da sua região de influência”, disse, anunciando também que, para reforçar a relevância na ESTA nesse contexto, a Câmara Municipal de Abrantes “prepara-se para lançar obras de construção no Parque Tecnológico Tagus Valley, dando continuidade ao projeto de instalação que se iniciou com a construção dos laboratórios ESTA em 2015”. Vão ser novas instalações que, para a diretora, vão dar “novo folgo e motivação à comunidade académica”.
  • Promover a eficiência institucional, qualidade e modernização: pretende-se, diz Sofia Silva Mota, incentivar a realização de reuniões de trabalho regulares entre os serviços de Tomar e de Abrantes, bem como apostar numa instituição mais sustentável, com “menor consumo de papel, melhor otimização dos recursos e a instalação de ecopontos nos espaços da escola”; vai ser também proposto um plano de comunicação da Escola e criado um Gabinete de Divulgação e Planeamento da ESTA, visando uma “melhoria significativa da comunicação interna e externa”.
  • Assumir um compromisso social e cultural: este objetivo é destacado no âmbito da celebração dos 20 anos de existência da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Sofia Silva Mota assume que a ESTA continuará a ter representação em vários órgãos ligados a questões como a responsabilidade cívica, igualdade de oportunidades, não discriminação e erradicação da violência, e vão também ser promovidas “junto da comunidade académica, ações de formação em Suporte Básico de Vida, sobre comportamentos aditivos e dependências ou sobre segurança digital” e também o incentivo ao voluntariado e à prática de praxes solidárias. A ESTA propõe-se também a promover uma vida saudável e de enriquecimento pessoal dos seus estudantes através de “protocolos de apoio a modalidades desportivas universitárias com várias entidades da região”, bem como a promover eventos científicos e culturais a constarem da agenda cultural do concelho de Abrantes.

Foram várias as figuras da região que marcaram presença na tomada de posse da diretora da ESTA

Em jeito de conclusão, Sofia Silva Mota considera que este plano de ação adivinha um futuro “intenso e trabalhoso, mas ultrapassável se contar com o compromisso, inteligência, disciplina, resiliência, dedicação e motivação de uma comunidade académica da ESTA unida e coesa, capaz de ultrapassar divergências em prol de uma instituição mais dinâmica e forte ao serviço da comunidade”, terminado dizendo que “é todos juntos que faremos a diferença”.

Em declarações à Antena Livre e ao Jornal de Abrantes, a diretora da ESTA conta que os desafios "são imensos, vamos ter que trabalhar muito na questão do reajuste das ofertas formativas e na consolidação da oferta que já dispomos e vai também ser necessário reforçar os protocolos e cooperações com as entidades da região e com as empresas. Já iniciámos esse trabalho nos últimos quatro anos e agora convém reforçar e implementar mais parcerias e protocolos".

Diz ainda que "a motivação é toda", tendo "noção da exigência que impõe uma direção de escola" e admite que ganhou, ao longo dos últimos anos "algum estofo para levar avante os próximos quatro anos" à frente da ESTA.

Para além da tomada de posse da diretora da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, esta quarta-feira, já no dia 20 de maio tinham tomado posse nas instalações do Instituto Politécnico de Tomar os diretores da Escola Superior de Gestão de Tomar, Francisco Carvalho, e o diretor da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, João Patrício.

Texto: Ana Rita Cristóvão

Imagens: Carolina Ferreira

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB