A povoação de Asseiceira, no concelho de Tomar, transforma-se, este fim de semana, com recriações históricas, animações de rua, cortejo, música e danças medievais, tascas e tavernas, artesanato e oficinas, mercadores e ofícios, teatro, espetáculos de fogo, falcoaria e serpentes.
Trata-se da Ceyceyra Medieval, segunda edição da Feira Medieval, este ano dedicada ao tema “As regalias de D. Afonso III”, numa iniciativa do Rancho Folclórico “As Lavadeiras de Asseiceira” e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva local, com o apoio da Junta de Freguesia e do município de Tomar. A primeira edição da feira aconteceu em novembro de 2015, “após o sucesso das comemorações do Foral de D. Manuel”, em 2014, fazendo-se este ano um mês mais cedo, “com o tempo a ajudar à festa”, segundo uma nota de divulgação do evento.
Admitindo-se que as origens da povoação sejam mais antigas, a primeira referência ao lugar – a doação de Ceyceyra pelo mestre templário Pedro Alvito a Paio Farpado para que aí edificasse uma albergaria -, data de 1216, tendo o rei D. Afonso III concedido regalias ao lugar em 1253 para que aí se fixassem populações, acrescenta a nota.
Lusa