Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Tomar: Exposição sobre Mensagem, de Fernando Pessoa, na Casa dos Cubos

9/03/2016 às 00:00

 

O poeta Fernando Pessoa visitou a cidade de Tomar e escreveu mesmo no Convento de Cristo, nos anos trinta do século passado. A revelação foi feita por Pedro Teixeira da Mota, investigador da temática pessoana, na inauguração da exposição com obras de 24 artistas plásticos sobre a “Mensagem”, único livro publicado em vida pelo autor, e que estará patente até final do mês na Casa dos Cubos, nesta cidade, lê-se na nota imprensa.
Segundo o investigador Pedro Teixeira da Mota, trata-se de um apontamento, pequeno mas significativo, assinalado como “na crypta de Thomar”. Trata-se de uma revelação importante, uma vez que era bem conhecida a relação afectiva do poeta com os temas mais caros à cidade, como os Templários, a Ordem de Cristo e o Quinto Império, a que a evidência da sua passagem física pelo local vem agora acrescentar relevância.
Na inauguração da exposição, na tarde do passado sábado, e que contou com a presença da maior parte dos pintores, fizeram ainda breves alocuções José Maria Ribeirinho, editor da Prelo Arte, que publicou uma edição ilustrada da “Mensagem” com as obras em exposição, e a presidente da Câmara, Anabela Freitas, que realçou o valor dessas obras e a importância para Tomar desta ligação a Pessoa, finaliza a informação.
A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, até 31 de março, na Casa dos Cubos, todos os dias entre as 14 e as 18 horas.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB