Pesquisa Rápida

Tourism Explorers quer premiar novas ideias no turismo (com áudio)

2019-07-11

Foi apresentada esta quarta-feira, dia 10 de julho, em Abrantes a 3ª edição do programa Tourism Explorers. Este é um programa nacional direcionado a novas ideias, projetos ou empresas para a inovação na área do turismo. O programa tem abrangência nacional e é desenvolvido pela Fábrica de Startups e do Turismo de Portugal.

O programa decorrerá em duas fases, em setembro e outubro e, em simultâneo, em 12 cidades portuguesas onde se inclui Abrantes.

André Faria, da Fábrica de Startups que dinamiza o Tourism Explorers apresentou o programa e as suas fases a potenciais interessados, realçando a parceria com a Tagus Valley, em Abrantes, e trazendo o exemplo da Immersive Pyx, uma equipa constituída por dois jovens de Abrantes que ganhou a fase regional e entrou na nacional.

André Faria explicou que o programa começa por ter a fase da Ideação, onde os potenciais empresários ou agentes turísticas, vão poder explorar uma ideia ou encontrar um parceiro de ideias. A segunda fase, a aceleração, vai juntar as ideias que passam da primeira fase e que podem potenciar negócios. De referir que nestas fases os candidatos têm formação e apoio em várias áreas. A mais-valia deste programa, segundo André Faria, é o trabalho em bootcamp e em simultâneo nas 12 cidades, através de videoconferências. Por isso funciona em rede, pelo que permite que se juntem equipas de dois pontos distintos. Na região do Médio Tejo é o Tagus Valley a assumir esta parceria. Pedro Saraiva, diretor executivo do Parque Tecnológico de Abrantes explicou que nos dois anos anteriores o programa tem corrido bem. Aparecem no Médio Tejo ideias e empreendedores. Pedro Saraiva vincou que o programa desenvolve-se em Abrantes mas que abrange todo o Médio Tejo, ou até zonas vizinhas.

A sessão desta quarta-feira contou com a vereadora da Câmara de Abrantes e presidente do Tagus Valley, Ana Paula Grijó, que destacou o programa como mais uma ferramenta para potenciar novas ideias para desenvolver o setor do turismo.

Em Abrantes os empreendedores da Immersive PYx, Alexandre Carrança e Guilherme Assunção, explicaram que se conheceram no Tourism Explorers. O Guilherme tinha a ideia de desenvolver uma aplicação para os turistas e encontrou o Alexandre que juntou o conhecimento de programação. Ganharam a fase regional e participaram na nacional. Justificaram a sua aposta neste programa com o apoio recebido e, acima de tudo, o conhecimento que adquiririam nos bootcamps e nas ações de formação e mentoria. Hoje o Immersive PYx ainda está em desenvolvimento, mas a parceria entre ambos é uma realidade.

O Tourism Explorers vai acontecer de 11 a 13 de setembro e de 24 de setembro a 24 de outubro em Abrantes, Setúbal, Évora, Faro, Lisboa, Caldas da Rainha, Portalegre, Covilhã, Coimbra, Aveiro, Porto e Angra do Heroísmo.

Como é um programa que tem a componente de competição o vencedor regional de Abrantes um prémio de terá 6 meses de incubação grátis no TagusValley. Já o vencedor nacional recebe 10 mil euros em dinheiro, 6 meses gratuitos na incubadora de Abrantes, para além de uma startup box, descontos em vários parceiros, contactos de investidores, networking e mentoria, para além de experiências, que André Faria caracterizou de únicas.

 

Foto: Ana Paula Grijó, vereadora, André Faria, Fábrica de Starups, e Pedro Saraiva, diretor executivo da Tagus Valley.

2019-07-11