Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

Tramagal: Museu da MDF atinge recorde de visitantes

21/08/2018 às 00:00

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes (CMA), congratulou-se hoje, na reunião do executivo camarário, com o facto do Núcleo Museológico da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), em Tramagal, ter superado, no passado mês de julho, “todos os anteriores recordes de visitas, somando um total de 2516 visitantes”.

Segundo a autarca, o número de visitantes do passado mês de julho quase totalizou o número de visitantes respeitante ao ano anterior, que foi de 2527 visitantes, entre 1 de maio a 31 de dezembro de 2017.

A autarca lembrou que aquele equipamento cultural foi considerado o “Melhor Museu de Portugal 2018” e que isso confere “inúmeras dinâmicas económicas à freguesia de Tramagal e ao concelho de Abrantes”.

Recorde-se que o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF foi distinguido, no dia 25 de maio, com o prémio “Museu do Ano” pela Associação Portuguesa de Museologia APOM, numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O prémio foi entregue a Maria do Céu Albuquerque, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na ocasião, ao Museu Metalúrgica Duarte Ferreira também foi atribuída uma Menção Honrosa na categoria Investigação, através do livro “Metalúrgica Duarte Ferreira 1879-1997. Uma história em constante metamorfose.”, com edição da Câmara Municipal e da autoria da jornalista Patrícia Fonseca.

O Museu foi inaugurado no dia 1 de maio de 2017. O projeto de instalação do equipamento resultou de uma parceria entre a CMA, a Junta de Freguesia de Tramagal e o Grupo Diorama e conta com espaços expositivos e documentais daquela que foi uma das principais empresas metalúrgicas do país.

Num investimento de meio milhão de euros, apoiados em parte pelo PRODER, o Museu possibilita o enquadramento “de toda a história dos quase 120 anos da Metalúrgica Duarte Ferreira”, garantiu a presidente, dando conta que o visitante “fica também com uma ideia do que foi feito e do que falta fazer, porque a história não acabou. Faz-se todos os dias com o passado, presente e futuro”.

Notícia relacionada:

https://www.antenalivre.pt/noticias/tramagal-mdf-e-o-museu-do-ano

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB