A Tupperware Ibéria anunciou ontem um crescimento superior a 10% no volume de negócios em Portugal em 2015, pelo quinto ano consecutivo, tendo destacado que a Tupperware Portugal é "uma das empresas que mais cresceu nestes anos de crise".
Em declarações à Lusa, o diretor geral da Tupperware Ibéria, António Gil, disse que Portugal, com uma fábrica em Constância, no distrito de Santarém, e que exporta para os países da União Europeia, "duplicou o volume de negócios neste período de cinco anos", com "crescimentos das vendas sempre na casa dos dois dígitos".
Segundo o responsável, a Tupperware Ibéria "contribui de forma significativa e com crescimento continuado e sustentado" para o volume anual de negócios global da Tupperware Brands, empresa que registou uma faturação em 2015 de 2,2 mil milhões de dólares (2,06 mil milhões de euros ao câmbio atual).
O mercado ibérico representará cerca de 5% do montante global de faturação, com valores equivalentes nos dois países.
"Na Tupperware encaramos as crises como oportunidades", defendeu António Gil, tendo afirmado que "o segredo do sucesso" da Tupperware Ibéria "resulta de uma adequação dos produtos às necessidades específicas dos clientes, nomeadamente através de artigos para transporte e aquecimento de alimentos e através da poupança de tempo cozinhando no micro-ondas de forma rápida e saudável".
A estratégia "baseou-se no crescimento da rede de vendas e na sua formação contínua, através da criação de uma escola de negócios, bem como no aproveitamento da inovação dos produtos que são lançados a nível mundial", destacou António Gil.
No entanto, observou, as situações em Portugal e Espanha "são muito diferentes em termos de potencial de crescimento, de rede de vendas e de condicionalismos regionais".
"A nível Ibérico queremos crescer dois dígitos anualmente. Especificamente em Portugal, este objetivo tem sido plenamente conseguido, com crescimento de dois dígitos percentuais no número de força de vendas, o que garante um crescimento sustentado do negócio em volume de vendas", observou António Gil, que acumulou a gestão portuguesa à do mercado espanhol em 2014.
"No sentido de continuarmos a aumentar a nossa presença em 2017, temos um objetivo de penetração do mercado português de uma demonstradora por cada 700 habitantes", precisou, o que resultará num crescimento de 7 mil para 12 mil vendedores entre 2011 e o próximo ano.
A Tupperware possui uma fábrica em Montalvo, Constância, que emprega 400 trabalhadores e foi fundada há 37 anos.
Atualmente, a multinacional norte-americana Tupperware Brands Corporation "encontra-se em mais de 80 países em todo o mundo, tendo faturado 2,2 mil milhões de dólares em 2015 através das vendas dos seus 3,1 milhões de colaboradores", e das suas diversas marcas: a Tupperware, na conceção de produtos para guardar e servir alimentos, e outras, relacionadas com produtos de beleza e de cuidados pessoais.
Lusa