Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Verão chega sábado com temperaturas que podem chegar perto dos 40 graus

18/06/2020 às 00:00

Depois de uma primavera muito intermitente no que diz respeito ao tempo, o verão vai chegar mesmo este fim de semana. Se o verão chega sábado pouco depois das 22 horas traz com ele o tempo muito quente com temperaturas que podem chegar perto dos 40 graus nalgumas regiões do país.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vamos ter dias de sol e sem nuvens em todo o território nacional. Ainda de acordo com o Instituto o vento será fraco e as temperaturas começam a subir a partir de sábado.

No dia que chega o verão, sábado, teremos temperaturas da ordem dos 27 a 32 graus: Abrantes (29), Lisboa (27), Faro (32), Coruche (31), Mação (29) e Ponte de Sor (32).

No domingo notar-se-á uma subida. Abrantes (31), Lisboa (28), Faro (35), Coruche (34), Mação (31) e Ponte de Sor (34).

Na segunda-feira o IPMA aponta as seguintes temperaturas: Abrantes (36), Lisboa (31), Faro (35), Coruche (38), Mação (36) e Ponte de Sor (38).

E para terça-feira: Abrantes (35), Lisboa (29), Faro (33), Coruche (36), Mação (35) e Ponte de Sor (37).

Teremos por isso dias quentes, mas não pense que terá as noites de verão como antigamente. É que as temperaturas mínimas em Abrantes, de acordo com o IPMA, deverão rondar os 13 graus no sábado e os 16 na segunda-feira.

E com o tempo quente devemos ter alguns cuidados, de acordo com a Direção Geral de Saúde. Por exemplo, deve aumenta-se a ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede; evitar-se o consumo de bebidas alcoólicas ou bebidas com elevados teores de açúcar; devem fazer-se refeições leves e mais frequentes e, deste modo, evitar as refeições pesadas e muito condimentadas; deve permanecer-se duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor, particularmente no caso de crianças, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas.

E naturalmente deve evitar a exposição direta ao sol, em espacial entre as 11 e as 17 horas, mesmo que procure praias, piscinas ou pontos de água.

Deve ter cuidados para nunca deixar crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB