Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

VN Barquinha: Executivo aprova Orçamento de 13,2 ME com abstenção do PSD/CDS-PP

19/11/2018 às 00:00

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019 do Município de Vila Nova da Barquinha foram aprovados por maioria, com os votos favoráveis dos vereadores socialistas e a abstenção da vereadora do PSD/CDS-PP, Cláudia Ferreira.

Em termos globais, a proposta de Orçamento do Município de Vila Nova da Barquinha para o ano de 2019 apresenta um montante total de receita e de despesa de 13,2 milhões de euros, o que se traduz numa diminuição de cerca de 10% em relação ao proposto para o ano anterior.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, explica que o documento “tem quatro prioridades fundamentais, nomeadamente na vertente da promoção da qualidade de vida para todos sem exceção, na consolidação e no reforço económico, com intervenções em áreas estratégicas no rejuvenescer e conservação do seu património, em todos os níveis, e ainda numa gestão autárquica transparente e participativa”.

Uma forte aposta na educação e na qualificação do potencial humano, através da manutenção e conservação das infraestruturas de ensino e dos projetos que promovem o sucesso educativo”, é uma das prioridades. Outro ponto fundamental é “o investimento no desenvolvimento económico e na mobilidade, que incutem ao concelho estratégias para o progresso”, referindo-se a alguns melhoramentos no âmbito da ciclovia e também da ligação Barquinha – Entroncamento pela zona norte de Atalaia.

Um dos domínios de aposta do programa estratégico de desenvolvimento local reside nas pessoas, mais concretamente na promoção da qualidade de vida e no apoio às famílias. Atendendo a este compromisso, o Município de Vila Nova da Barquinha continuará a apostar numa politica de apoio às famílias e famílias numerosas, dentro dos quais se destaca a continuidade da taxa de Imposto Municipal Sobre Imoveis (IMI) e, para as empresas, a isenção de DERRAMA”.

O ano de 2019 seguirá “a estratégia de consolidação dos investimentos ao abrigo do PDR 2020, anteriormente assumidos”. Neste seguimento, o Orçamento do Município de Vila Nova da Barquinha “apostará fortemente no desenvolvimento económico, social e cultural e ainda no bem estar da população, promovendo a sustentabilidade”.

A diminuição de 10% “tem a ver, essencialmente, com os projetos que já estão a decorrer, como o saneamento das águas residuais nas Madeiras mas, no mês de dezembro, vamos entrar com outros projetos como a criação do Ninho de Empresas”, avança o autarca.

Da Educação ao Ambiente, passando pela Cultura, pela Ação Social, pelo Urbanismo, pela Habitação ou pela promoção das atividades económicas, são estas as prioridades do Município de Vila Nova da Barquinha contempladas no Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - abril 2024
Jornal de Abrantes - abril 2024
PUB