Antena Livre
Deseja receber notificações?
CIMT
PUB

VN Barquinha: Ministro da Educação inaugura JI numa cerimónia cheia de “mimo”

7/11/2018 às 00:00

Foi oficialmente inaugurado esta terça-feira, dia 6 de novembro, o Jardim de Infância (JI) de Vila Nova da Barquinha, cuja cerimónia contou com a presença do ministro da educação, Tiago Brandão Rodrigues, que foi recebido com o hino do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha e também uma canção dos mais pequeninos.

No seu discurso, o ministro foi presenteado com a presença da pequena Leonor que primeiro pediu colo e, a meio do discurso, decidiu dar um beijo e um abraço a Tiago Brandão Rodrigues. Foi depois um ministro emocionado que se dirigiu às crianças para lhes dizer que, “um dia mais tarde, quando já forem mais velhinhos assim como eu, vão sempre recordar-se sempre das vossas educadoras, das vossas brincadeiras e de algumas tropelias que também aqui fizeram”.

Esta escola é absolutamente fantástica, com todas as condições para vocês se divertirem muito, para poderem aprender e, acima de tudo, esta escola é como um cadermo novo (…) que começam agora a encher de muitas histórias, de muita alegria e muita felicidade”, disse.

Dirigindo-se depois ao presidente da Câmara Municipal e ao diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, o ministro da educação disse ser “sempre um gosto estar junto desta comunidade educativa e ver este Município na vanguarda pedagógica do país. Vê-se bem que esta é uma escola feliz”.

No final da visita às instalações, à Antena Livre, Tiago Brandão Rodrigues falou desta sua terceira presença em Vila Nova da Barquinha para dizer que “é um gosto poder sempre regressar aqui e a esta comunidade educativa pois (…) é um território que é arrojado e tem ido sempre mais à frente e nos tem demonstrado que é possível mudar. Paulatinamente, com todos os cuidados, mas também mostrar que as novas metodologias de ensino e aprendizagem contam e que aqui já têm resultados”, afirmou o ministro da Educação.

O JI tem duas salas preenchidas e duas salas ainda por preencher, “o que diz bem da atratividade este teritório para poder receber novas famílias, novas crianças ou então, para que as famílias deste território sintam o apelo a ter mais crianças pois não têm só as cinco horas que habitualmente proporcionamos na nossa Rede Nacional de Educação Pré-Escolar mas também nos tempos complementares que aqui se oferecem de forma muito alargada”.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal, falou de mais esta concretização no parque escolar da vila pois tratata-se de um objetivo do Executivo desde 2009.

É um projeto de 660 mil euros, cofinanciado com fundos comunitários em 400 mil euros, e que fica no centro da vila com o objetivo de cativar a população para que haja mais gente e o nosso concelho se multiplique, com qualidade de vida”, afirmou.

O presidente do Município falou depois do projeto do JI, explicou que “é um espaço que nasce de uma requalificação de uma escola EB1 em 2010, na sequência de várias candidaturas que fomos fazendo, foi possível (…) e entrou em funcionamento a 15 de setembro”. Quanto à terceira presença de Tiago Brandão Rodrigues nas escolas do concelho, o autarca referiu, com algum humor, que o ministro “já é quase um barquinhense e qualquer dia temos que lhe atribuir uma condecoração”. Mas, “como referiu o senho ministro, o importante é construirmos a escola e, como disse o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, temos é que valorizar e dar condições às pessoas para que se sintam motivadas para termos uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais humana”, acrescentou o autarca.

Paulo Tavares, diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha referiu-se ao parque escolar do concelho como “o melhor do país”. “Atrevo-me a afirmar que hoje, o Agrupamento de Escolas, com os seus sete excelentes estabelecimentos é uma referência, constituindo-se como o melhor parque escolar do país. Ter um Ferrari, por si só não chega. É necessário conduzi-lo e conduzi-lo bem. É isso que nos motiva todos os dias, trabalho e dedicação constantes, na procura dos melhores procedimentos, sempre com o objetivo presente de melhorar a qualidade das aprendizagens dos nossos alunos”.

O diretor do Agrupamento de Escolas lembrou que “o nosso Agrupamento abraçou, há cerca de dois anos, o projeto-piloto de Inovação Pedagógica, quisemos que este projeto fosse transversal desde o pré-escolar até ao 12º ano, implementámos, continuamos a otimizar e também já monitorizámos. Os resultados foram muito positivos”.

O Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha tem capacidade para 75 crianças distribuídas por quatro salas, tem refeitório, cozinha, espaços de apoio, sala polivalente, balneários/vestiários e gabinetes para o pessoal e educadores. Cá fora, as crianças contam com uma área de recreio dotada de diversos equipamentos lúdicos e desportivos.

A cerimónia de inauguração do Jardim de Infância de Vila Nova da Barquinha foi emotiva e ficou marcada pelo carinho da pequena Leonor ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB