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VN Barquinha: Município adere à campanha StayOver Fátima-Tomar

14/02/2019 às 00:00

O Executivo da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, reunido esta quarta-feira, 13 de fevereiro, aprovou a adesão do município à campanha StayOver Fátima-Tomar.

Trata-se de um projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), em parceria com os 13 municípios que a integram e a Turismo Centro – Entidade Regional de Turismo.

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal, explicou que “o objetivo é que as pessoas fiquem no nosso território”. Para tal, além dos municípios, “foram chamados unidades de alojamento, empresas de animação, restaurantes e agentes turísticos e comerciais” da região “no sentido de as pessoas que vierem e fiquem uns dias no nosso território”, terem determinados benefícios. Neste caso, “a entrada gratuita em espaços municipais ou que tenham componente de descontos municipais”.

Queremos cativar as pessoas, quer fiquem em Vila Nova da Barquinha, em Tomar, em Ferreira do Zêzere... que pernoitem pelo mínimo de duas noites e depois funciona com um género de voucher que lhes dará acesso gratuito, no caso de Vila Nova da Barquinha, ao Castelo de Almourol e Centro de Interpretação Templário e também ao CEAC – Centro Integrado de Educação e Ciências”.

A campanha StayOver Fátima-Tomar vai decorrer na primavera/verão de 2019, mais concretamente de 15 de abril a 15 de setembro, e vai ser apresentada na edição deste ano da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que decorrerá no mês de março. “Queremos mostrar a simbiose entre a restauração, a hotelaria e os municípios e com isso tentarmos que as pessoas permaneçam mais tempo na nossa região, prescindindo de algumas receitas para bem do território”.

E foi esta questão que não convenceu o vice-presidente Rui Constantino. Na reunião de Câmara, Rui Constantino afirmou não se sentir “à vontade para aprovar uma coisa destas com a informação que tenho e por duas razões”. O vice-presidente acrescentou ser “totalmente contra a gratuitidade porque as coisas têm custos e têm que ser custos suportados. Por outro lado, contactei com uma unidade de alojamento turístico do concelho que não teve conhecimento” desta campanha.

Concorda que “deveria haver alguns descontos, que tornasse apelativo a visita aos nossos equipamentos” mas lembra que o Município tem despesas com limpezas e manutenções e que parte dessa despesa “deve ser suportada pelos visitantes”.

Fernando Freire esclareceu depois que “o objetivo é que se crie riqueza no território” e, para já, “é um risco mas como é um risco de promoção do território, acho que é uma boa medida”, adiantando que “perde-se num lado para se ganhar no outro”.

A adesão do Município à campanha StayOver Fátima-Tomar foi aprovada por maioria, com o voto contra do vice-presidente Rui Constantino e com a abstenção da vereadora do PSD/CDS-PP, Cláudia Ferreira.

Quanto aos números de dormidas no concelho, com as novas unidades hoteleiras, Vila Nova da Barquinha “tem estado a crescer muito”. Dados de 2017 apontam para mais de 7300 dormidas e os números continuam a subir.

 

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