Antena Livre
Deseja receber notificações?
Município Abrantes
PUB

Abrantes: Município adquire terrenos da encosta do castelo para fins turísticos

12/12/2017 às 00:00

Foi hoje aprovada, na reunião de Câmara de Abrantes, a aquisição de mais uma parcela de terreno, no valor de cerca de 15 mil euros, na encosta do castelo.

Em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CMA, explicou que é intenção do Município “adquirir todos os terrenos da encosta do castelo, no sentido de se fazer a sua valorização paisagística, para arborizarmos e para criarmos condições para sustentabilidade daquelas barreiras, de modo a evitarmos eventuais desmoronamentos, mas também para criar um conjunto de circuitos pedonais e clicáveis que possam ser colocados ao serviço do turista. Turismo ativo, desportivo e de lazer destinado não só a quem nos visita, mas também para os nossos próprios residentes”.

A presidente avançou que o Município já é detentor de “uma grande percentagem de terrenos”, mas que ainda existe uma parcela “muito pequena” onde ainda não foi possível chegar à fala com os proprietários. “E temos uma fatia ainda considerável de terrenos, um de grande dimensão, onde não estamos a conseguir chegar a acordo quanto aos valores de aquisição”, fez notar.

“Tencionamos chegar a acordo em breve e descobrir a quem pertencem os tais terrenos ou avançar para aquilo que nos permite a lei, que é a expropriação dos terrenos por interesse público”, referiu a autarca.

“É um processo muito complexo”, porque se tratam “de parcelas de terreno, onde algumas delas não estão regularizadas do ponto de vista da sua titularidade. Muitas são heranças, outras perdeu-se o rasto dos herdeiros e, portanto, não é uma situação fácil”, vincou a presidente.

Questionada sobre a requalificação do castelo e da sua envolvente, Maria do Céu Albuquerque afirmou que a Câmara está “a trabalhar na beneficiação e na musealização da igreja de Santa Maria do Castelo” e que no orçamento do próximo ano está prevista, “por fases”, uma intervenção no jardim do castelo e no outeiro de São Pedro. 

Reunião de Câmara de hoje

Partilhar nas redes sociais:
Partilhar no X
PUB
Capas Jornal de Abrantes
Jornal de Abrantes - março 2024
Jornal de Abrantes - março 2024
PUB